Objetivos do Curso

Formar especialistas em Tecnologia Nuclear com ênfase nas suas aplicações, analisando conceitos basilares e a infraestrutura associada à cada tipo de aplicação da geração de energia, saúde, agricultura e meio ambiente e indústria.

Público alvo

Profissionais interessados em conhecer e aprofundar o conhecimento sobre o emprego seguro da tecnologia nuclear e das radiações ionizantes, bem como as ferramentas adotadas. Engenheiros, Químicos, Físicos, Tecnólogos, Matemáticos, Médicos entre outros.

DISCIPLINAS:

Geração de energia núcleo-elétrica no Brasil e no mundo. Aplicações industriais e científicas. O desenvolvimento do conhecimento das radiações e da energia nuclear. A energia nuclear como instrumento de poder: o Projeto Manhattan e o desenvolvimento da bomba atômica. A corrida armamentista e a bomba de hidrogênio. A criação da AIEA e o sistema internacional de salvaguardas. TNP e Protocolo Adicional. Relação Brasil – Argentina e a ABACC. O Programa Nuclear brasileiro. Casos: O Paquistão e a proliferação nuclear. O Programa da África do Sul. O tratado nuclear com o Irã.

Professor: IVAN PEDRO SALATI DE ALMEIDA

Estrutura do átomo. Tabela de radionuclídeos. Decaimento radioativo e a meia-vida. Reações nucleares. Séries radioativas e equilíbrio secular. Interação da radiação com a matéria, Fissão e fusão nuclear. Radiações eletromagnéticas: das ondas de rádio aos raios cósmicos.

Professora: EDNA MARINA DE SOUZA

Características dos diferentes tipos de radiação. Tipos de detectores para cada radiação e finalidade específica. Princípios de funcionamento.

Professor: SERGIO QUERINO BRUNETTO

Radiação natural e artificial. Contaminação e irradiação. Princípios da Proteção Radiológica. Unidades e grandezas. EPIs e meios de proteção contra as radiações. Norma Regulamentadora 15: Atividades e operações insalubres (NR 15). Aspectos sobre a legislação trabalhista.

Professor: DANIEL MASSARO ONUSIC

Introdução à Medicina Nuclear: emprego de radioisótopos no diagnóstico e no tratamento médico. Diferenças entre Radiologia, Medicina Nuclear e Radioterapia. Instrumentação em Medicina Nuclear. Tomografia por emissão de fóton único (SPECT) e tomografia por emissão de pósitrons (PET). Princípios da utilização clínica de PET/CT, SPECT/CT e teranóstico. Princípios da Radioterapia. Aspectos biológicos e técnicas de tratamentos radioterápicos de tumores. Aspectos práticos no manejo do paciente oncológico em um serviço de Radioterapia. Biossegurança em radiação. Legislação e regulação: Anvisa, CNEN, ANSN e SBMN.

Professor: CELSO DARIO RAMOS

Principais tipos de reatores de potência e seus sistemas. Reatores em operação e em construção no mundo. Reatores no Brasil. Reatores de pesquisa, de testes, de propulsão naval e small modular reactors. Principais sistemas de reatores: neutrônica, termo-hidráulica, estrutural (mecânica), núcleo, segurança e emergência, automação e controle. Descomissionamento. Projetos avançados de reatores. Pilhas nucleares.

Professor: ANDRÉ LUIS FERREIRA MARQUES

Da mina ao combustível nuclear: mineração, conversão, enriquecimento isotópico, reconversão, fabricação do elemento combustível e reprocessamento. Testes de irradiação e análise de pós-irradiados. O combustível no reator e sua armazenagem após uso. O ciclo do combustível nuclear no Brasil.

Professor: WAGNER DOS SANTOS OLIVEIRA

Usos da radiação em sistemas de controle. Usos da radiação na indústria química e petroquímica. Irradiadores industriais para esterilização e melhoria de características de materiais (cabos e fios). Uso para conservação de obras de valor cultural.

Professora: MARIA HELENA DE OLIVEIRA SAMPA

Reatores e aceleradores para a produção de radioisótopos e seus sistemas. Células de preparação e principais radioisótopos. Distribuição e emprego de radioisótopos. Novas tecnologias. CNEN, Anvisa e a legislação.

Professor: JAIR MENGATT

Princípios do licenciamento nuclear e de instalações com fonte de radiação.
Principais fases e documentos no licenciamento de instalações nucleares. Licenciamento de instalações com fontes de radiação: processo de licenciamento, responsabilidades, supervisores de radioproteção, controle de fontes radioativas.

Professor: IVAN PEDRO SALATI DE ALMEIDA

Cultura de segurança. Cenário de acidentes postulados. Risco e sua definição. Risco tolerável. Hazard versus risk. Valoração de riscos. Ferramentas de análise: HAZOP, BTA e FTA. Riscos químicos e radiológicos.

Professor: SAVIO SOUZA VENANCIO VIANNA

Three Mile Island, 1979. Chernobyl, 1986. Goiânia, 1987. Taiwan, 1992. Tokaimura, 1999. Fukushima, 2011. Chilca, 2012.

Professor: LUCIANO PAGANO JUNIOR

Gestão e garantia da qualidade, gerenciamento do conhecimento e análises comparativas, competências interpessoais e organizacionais.

Professora: LUCIANA RODRIGUES ORIQUI

Combate a pragas: inseto estéril; melhoria de técnicas de cultivo. Criação de novas variedades. Estudo de eficiência alimentar em animais. Aumento de duração de produtos agrícolas. Detecção de níveis de poluição do ar. Manejo de aquíferos. Análise de degradação do solo. Análise do balanço hídrico de bacias. Determinação de captura de carbono.

Professor: REYNALDO LUIZ VICTORIA

Rejeitos de atividades nucleares. Rejeitos de atividades não nucleares. Classificação de rejeitos. Armazenamento provisório e definitivos de rejeitos radioativos. Métodos de imobilização de rejeitos. Repositórios existentes no mundo. Opinião pública e rejeitos radioativos.

Professor: DEMERVAL LEÔNIDAS RODRIGUES

Natureza dual da tecnologia nuclear. Sigilo tecnológico. Participação da sociedade nas escolhas. “Status quo” das potências nucleares. Falta de comunicação e conhecimento da população: complexidade da tecnologia nuclear. Aspectos positivos e negativos da tecnologia nuclear. Pontos mais visados: acidentes, mineração, transporte e rejeitos radioativos.

Professor: IVAN PEDRO SALATI DE ALMEIDA

Fusão versus fissão. Reatores de geração IV. Condições econômicas da geração núcleo-elétrica. Extensão de vida. Análise comparativa de fontes de geração elétrica: nuclear, eólica, fotovoltaica, hidráulica, biocombustíveis e carvão. Hidrogênio. Descarbonização. Dessalinização.

Professor: GUSTAVO PAIM VALENÇA

Especialistas convidados palestram sobre temas de interesse, incluindo Direito Nuclear, aspectos econômicos da geração núcleo-elétrico.

Professor: GUSTAVO PAIM VALENÇA

Elaboração individual de texto técnico-científico sobre um dos tópicos das disciplinas do curso, de acordo com as normas ABNT e da Unicamp.

Professor: GUSTAVO PAIM VALENÇA

R$ 870,83 mensais
em 12 parcelas (no boleto ou no cartão de crédito)

ou R$ 10.450,00  à vista

10% de desconto para alunos e ex-alunos da Unicamp
* valores válidos para o último oferecimento. Sujeitos à alteração.

Inscrições
até 08/01/2023
Períodos Oferecidos
16/01/2023 até 19/06/2024
SEGUNDAS E QUARTAS, DAS 19H30 ÀS 22H30
Modalidade
Online com aulas vivo pelo Google meet
Carga Horária
360 horas
Tipo
Curso de Formação de Especialistas
Requerimento
Nível Superior Completo

PROCESSO DE SELEÇÃO

INSCRIÇÃO
Preencher formulário de inscrição on-line e efetuar download do Termo de Compromisso
MATRÍCULA
Como efetivar minha matrícula?
1. Enviar a documentação digitalizada para o e-mail sextfeq@unicamp.br ou via correio.
2. Efetuar o pagamento do boleto bancário recebido.
3. Após confirmação de pagamento, estará matriculado.
CONCLUÍDO
Você está matriculado no curso!

After you have typed in some text, hit ENTER to start searching...