Coordenação:

Profa. Dra. Roberta Ceriani

Profa. Dra. Aline Carvalho da Costa

Alunos de Graduação

Daniel Correia dos Santos (FEQ, 2019-2021)
Flávia Belinelli Alves (FEQ, 2019-2020)
Jade Almeida Gomes (FEQ, 2020-2021)
Mariana Heloisa Moreli (IQ, 2021-2022)
Paulo Vinícius Giovanelli Vedovato (FEA, 2021-2022)
Luiza Silva de Moura (MIDIALOGIA, 2021-2022)
Rafael Alziro da Silva Pereira (MIDIALOGIA, 2021-2022)
O que é o projeto CANAlise?
O projeto CANAlise é um dos oito subprojetos do Programa Interdisciplinar de Extensão Comunitária “Olhos no Futuro – A sustentabilidade como promotora do trabalho decente e da infância e juventude”, que vem sendo desenvolvido por diferentes unidades de ensino da UNICAMP”, desde 2019. São elas: Cinco Engenharias: Química – FEQ, Elétrica e de Computação – FEEC, Agrícola – FEAGRI, Alimentos – FEA e Mecânica – FEM, a Faculdade de Educação – FE, o Instituto de Geociências – IG e o Instituto de Artes – IA. O “Olhos no Futuro” objetiva o empoderamento de crianças e jovens trabalhando os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Dentro deste contexto, o CANAlise aborda, o ODS 7 – Energia acessível e limpa, e seus enlaces com o ODS 4 (Educação de qualidade) e 8 (Trabalho decente). Na temática do ODS 7, o CANAlise escolheu a produção do chamado etanol de segunda geração (etanol 2G), a partir da biomassa lignocelulósica (bagaço) da cana-de-açúcar. Esse é o tema disparador para a promoção do desenvolvimento de competências e habilidades selecionadas da BNCC, nas áreas de conhecimento de Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. São propostas atividades de intervenção em escolas públicas com alunas(os) do 2º e 3º anos do Ensino Médio (público-alvo do projeto). E esse conhecimento tem o poder de capilarizar-se para além da escola, nos núcleos de familiares e amigas(os), em ação protagonizada pelas(os) alunas(os) envolvidas(os).
Como resultado do edital PEX-PROEC “Em tempos de Covid” e do projeto de extensão CANAlise, uma das produções geradas foi um vídeo ilustrativo da coluna de destilação do laboratório de graduação da FEQ/UNICAMP. Participaram conosco nessa produção em particular, o Prof. Raphael S. Suppino e o Fabrício dos Santos (técnico do laboratório da graduação). O material é público e pode ser visualizado no link https://youtu.be/l4tV0a7Cg-0 do Canal do YOUTUBE Engenharia Química ao alcance de todos! Um outro produto do CANAlise é o ebook intitulado “CANAlise – da cana-de-açúcar ao etanol – caminhos de aprendizagem e enlaces dos ODS 4, 7 e 8” (ISBN: 978-65-88816-32-5), que também é material público e pode ser baixado no link https://www.campus-sustentavel.unicamp.br/olhos-no-futuro/subprojeto-feq/. O ebook apresenta o material didático-pedagógico e midiático produzido pela equipe do projeto.

VÍDEO ILUSTRATIVO

Coluna de destilação do laboratório de graduação (FEQ/UNICAMP)

After you have typed in some text, hit ENTER to start searching...