Objetivos do Curso

Desenvolvimento da capacitação do engenheiro na utilização dos conceitos e análises aplicados aos processos químicos. Direcionar o “modus operandi” para a busca da produtividade dos processos, passando por aspectos de produção, qualidade e custo.

DISCIPLINAS:

Balanço para cálculo de capacidade de equipamento; Balanço para cálculo de rendimentos e conversões; Balanço para avaliação de geração de subprodutos; Balanço de energia em processos físicos e químicos; Avaliação de eficiências energéticas e perdas.

Professor:  José Vicente Hallak Dangelo

Relações P-V-T dos fluidos reais; Produção de trabalho pelo calor; Análise termodinâmica de processos; Equilíbrio líquido-vapor. Equilíbrio líquido-líquido; Equilíbrio químico; Pacotes termodinâmicos dos simuladores de processo; Aplicação a Destilação / Extração LL / Absorção / Destilação Azeotrópica e Destilação Extrativa.

Professor:  José Vicente Hallak Dangelo

Equações diferencial e integral do balanço de massa; Equação diferencial do balanço de quantidade de movimento – Navier Stokes; Exemplos de determinações de perfis de velocidades e pressão e de vazão para escoamentos laminares; Escoamento incompressível em tubulações – perdas de carga; Redes de tubulações; Escoamento compressível – propriedades de estagnação, velocidade do som e n. de Mach; Escoamento isentrópico em bocais; Escoamento em duto adiabático com atrito.

Professor:  Osvaldir Pereira Taranto

Fluidos não Newtonianos; Classificação reológica dos materiais; Escoamento de fluidos não Newtonianos; Histerese elástica.

Professor:  Guilherme José de Castilho

Tipos, seleção e associação de bombas; Condições de sucção, escorva, NPSH; Determinação e proteção para fluxo mínimo; Velocidades e potências dos motores elétricos; Tipos e seleção de sopradores e compressores; Formas termodinâmicas de compressão de gases; Dimensionamento dos compressores e sopradores; Número de estágios de compressão.

Professor:  Antonio Carlos Luz Lisbôa

Fluidização com gases e líquidos; Queda de pressão e velocidade de mínima fluidização; Modelos de expansão de leito fluidizado; Velocidade terminal de partículas no campo centrífugo; Ciclones; Transporte pneumático em sistemas horizontais e verticais; Predição da queda de pressão e velocidade de transporte.

Professor: Guilherme José de Castilho

Reações homogêneas em reatores reais; Reações catalisadas por sólidos; Sistema não catalíticos; Introdução ao projeto de reatores; Reator catalítico de leito fixo; Reatores multifásicos (G/L ; L/S; trifásicos L/S/G); Reatores Air-Lift; Reatores fluidizados; Modelagem; DTR; Agitação e Mistura.

Professor: Gustavo Paim Valença

Avaliação de permutadores de calor via “softwares”; Avaliação de condensadores e refervedores via “softwares”; Permutadores de placas, tubos retorcidos, etc.; Seleção de isolamentos quentes e frios; Análise “pinch”; Vibrações em permutadores de calor.

Professor: Roger Josef Zemp

Métodos de estimativa de investimento e índices; Custos fixos e depreciação; Custos variáveis; Avaliação: valor presente líquido (VPL); Taxa interna de retorno (TIR); Fluxo de caixa descontado e “payback”; Retorno do investimento (ROI); Retorno sobre o patrimônio líquido (ROE); Impostos e contribuições; Etapas de um projeto; Fases de definição do projeto “fel”, “feed”; Gerenciamento global do projeto;

Fontes de estimativas de custo na WEB.

Professores: Vitorio Gomiero e Sergio D’Amore

Sensores de Pressão, Temperatura, Nível e Fluxo; Identificação e Simbologia de Instrumentos; Atuadores – Válvula de Controle e Inversores de Frequência; Controladores Lógicos Programáveis; Controle clássico de processos; Modelagem de Sistemas – Funções de Transferência; Respostas transientes de sistemas de1a e 2a ordens; Tipos de controladores; Sintonia de malhas; Critérios de estabilidade; Controle em cascata, antecipativo e multivariável; Sistemas de Controle para Processos de Destilação; Sistemas de Controle para Reatores Químicos; Sistemas digitais de controle distribuído; Controle “wireless”; Controles preditivos.

Professor: Flávio Vasconcelos da Silva

Conceitos básicos dessas operações; Métodos multicomponentes; Cálculo de refluxos; Uso de simuladores de processo; Projeto de torres, seleção de internos e dispositivos (torres recheadas, torres de pratos; ênfase tecnológica); Hidráulica de bandejas e programas Sieve & Glitsch; Região ótima de operação; Tipos de recheios para torres (novidades, seleção, riscos); Avaliação de diâmetro e altura das torres; Cálculo de perda de carga nas torres; Aplicação em torres de extração; Idem em torres de absorção; Batch Distillation; Economia de Energia; Controle; Solução de problemas (troubleshooting); Síntese de processos de destilação.

Professor: Antonio Carlos Luz Lisbôa

Vasos verticais separadores vapor-líquido; Vasos horizontais separadores vapor-líquido; Vasos separadores líquido-líquido; Condições para o dimensionamento mecânico; Classificação e critério de escolha de tanques; Sistemas de proteção e emergência para tanques; Meios de ligação das tubulações; Válvulas, purgadores, normas e suportação; Testes hidrostáticos e pneumáticos; Principais materiais para os equipamentos de processo.

Professor: Edneu Jatkoski

Captação de águas de superfície e subterrâneas;  Condicionamento de águas para usos simples; Idem para resfriamento, reações e caldeiras; Balanço termoelétrico; Sistemas de co-geração; Ciclos termodinâmicos de frio e calor; Principais medidas de eficiência do ciclo; Sistemas de ar comprimido e gás inerte; Confiabilidade dos sistemas de utilidades; Aproveitamento de combustíveis; Biomassa, gaseificação e combustíveis alternativos; Integração energética entre plantas.

Professor: Leonardo Vasconcelos Fregolente

Histórico de grandes acidentes e atos regulatórios; O acidente da refinaria da BP nos EUA em 2005 (“case”); Conceito de perigo e risco Tipos de danos pessoais, ambientais e econômicos; APP, HAZOP e FMEA; Análise quantitativa de risco; Arvore de falhas; Critérios de tolerabilidade; Avaliação de risco individual, risco social; A questão do seguro, cálculo de risco e prêmio.

Professora: Meuris  Gurgel Carlos da Silva

Válvulas de segurança e alívio – dimensionamento; Discos de ruptura – dimensionamento; Sistemas de “vent” e sistemas de “flare”; Isolamento “fire proof”; Inertização de vasos e tanques; Válvulas de pressão e vácuo; Eletricidade estática e aterramento; Espessuras de paredes de equipamentos; Geradores de emergência; Alarmes e intertravamentos, testes e redundâncias; Bacias de emergência; Especificação de tubulações; NR 13.

Professor: Edneu Jatkoski

Derivados do petróleo: utilização e obtenção; Especificações e características dos derivados; Principais processos de refinação; Matérias primas para a indústria petroquímica; A cadeia petroquímica

e o valor agregado; Petroquímica básica via gases: olefinas e oxigenados; Petroquímica básica via nafta; Polietilenos; Policloreto de vinila; Polipropileno; Plásticos verdes e plásticos biodegradáveis.

Professor: Leonardo Vasconcelos Fregolente

Professor: Osvaldir Pereira Taranto

R$ 741,18 mensais
em 17 parcelas

ou R$ 12.600,00 à vista

10% de desconto para alunos e ex-alunos da Unicamp
* valores válidos para o último oferecimento. Sujeitos à alteração.

Inscrições
até 22/05/2022
Períodos Oferecidos

Sábados das 09:00 às 12:00 e 13:30 às 16:30
Modalidade
Online com aulas vivo pelo Google Meet
Carga Horária
448 horas
Tipo
Formação de Especialistas
Requerimento
Nível Superior Completo

PROCESSO DE SELEÇÃO

INSCRIÇÃO
Preencher formulário de inscrição on-line e efetuar download do Termo de Compromisso
MATRÍCULA
Como efetivar minha matrícula?
1. Enviar a documentação digitalizada para o e-mail sextfeq@unicamp.br ou via correio.
2. Efetuar o pagamento do boleto bancário recebido.
3. Após confirmação de pagamento, estará matriculado.
CONCLUÍDO
Você está matriculado no curso!

After you have typed in some text, hit ENTER to start searching...