Objetivos do Curso

Qualificar profissionais no desenvolvimento de projetos contemplando a Transformação Digital em sistemas de processos contínuos, proporcionando a atualização profissional e a aprendizagem de novos conceitos e técnicas.

 

Público-Alvo
Qualquer profissional de nível superior.

DISCIPLINAS:

Visão Geral do Programa, histórico da transformação digital e automação nas organizações, principais impulsionadores , desafios, fatores críticos de sucesso, visão global e estudo de casos.

Professor: MARCO ANTONIO COGHI

Introdução à Medição e Erros, Instrumentos de medição: temperatura, pressão, nível, vazão, força/torque (extensometria) e outras; Elementos finais de controle: válvulas, motores, bombas; Sensores de contato, proximidade, vibração e movimento; Segurança instrumentada para processos perigosos; Atmosferas explosivas e áreas classificadas; Digitalização das variáveis do mundo físico.

Professor: FLAVIO VASCONCELOS DA SILVA

Introdução às Redes de Telecomunicações; Redes TCP/IP e a Internet; Fundamentos de Comunicações Móveis, Padrões e Tecnologias Emergentes; Impactos da Tecnologia 5G; Topologia, sistemas centralizados e distribuídos; Meios físicos: cabeamento estruturado e wireless; Classificação dos sensorbuses, fieldbuses, devicebuses e databuses; Protocolos para taxas de transmissão, nós, acesso ao meio; IIoT – Internet das Coisas aplicada e Segurança da Informação (ICS Cybersecurity)

Professor: OMAR CARVALHO BRANQUINHO

Fundamentos de Python/Julia. Hardware e Software de PLC e DCS; Controle Lógico: intertravamentos, contadores, temporizadores, registradores, sequenciadores, etc; Controle Contínuo: algoritmo PID, cascata, regulação positiva e negativa, ratio, ganho, compensação e sintonia; Linguagens de programação: Ladder, SFC, Grafcet, Function Blocks, Instructions List; Virtualização de estações de controle; Especificação Funcional de Programação de Estação de Operação. Arquiteturas avançadas. GAMP.

Professor: MAURICIO DE MELO FREIRE FIGUEIREDO

Controle Preditivo baseado em Modelos (MPC); Controle Preditivo Generalizado (GPC); Sistemas de Otimização de Processo em tempo real (RPO); Sistemas de Simulação de Processo e Otimização (PSO), Controle Inteligente. OSI-PI

Professor: FLAVIO VASCONCELOS DA SILVA

 Funções das Interfaces de máquina e Interfaces de supervisão de processos
industriais; Sistemas SCADA; Virtualização de estações de operação; Especificação Funcional de Estação de Operação: variáveis, face-plates, base de dados, alarmes, tendências, registros, relatórios de marcha. Supervisão via Python.

Professor: Mauro Renault Menezes

Gerenciamento da Operação (MOM); Gestão de Batelada, Gerenciamento da Execução da Manufatura (MES); Gerenciamento das Informações (PIMS) e Reconciliação de Dados Gerenciamento das Informações de Laboratórios de Qualidade (LIMS); Gerenciamento de Alarmes (AM), Dashboard de gerenciamento: OEE, RtPM, OpX, Eficiência Energética, Balanço de Massa

Professor: FLAVIO VASCONCELOS DA SILVA

Gestão de Fornecedores (SCM), Planejamento e Controle de Produção (APS), Warehouse e Estoques (WMS), Block Chain e Distributed Ledger, Gerenciamento do Relacionamento com Clientes (CRM)

Professora: ANA MARIA FRATTINI FILETI

Engenharia de projeto e Sistemas de Segurança de Processo: P&ID, LES, FD, Diagramas de Controle, Hazop e What If, Diagrama de Intertravamento; Diagrama típico de montagem; Especificação Funcional de Sistemas; PLM – Product Lifecycle Management; Normas aplicadas a projetos de Transformação Digital (RAMI 4.0) e Gerenciamento de Ativos Corporativos e de Planta (EAM e PAM)

Professor: FLAVIO VASCONCELOS DA SILVA

MX, Smart Glasses, Aplicações em engenharia e manutenção industrial.

Professora: ANA MARIA FRATTINI FILETI

Definição de Gêmio Digital. Plataforma de implementaçlão de gêmeos digitais. Riscos e desafios. Detecção e diagnóstico de falhas: conceitos e terminologias.
Métodos de modelagem de sistemas de detecção e diagnóstico de falhas. Inteligência artificial em tarefas de detecção e diagnóstico de falhas Aplicação em um estudo de caso com dados simulados Aplicação em um estudo de caso real da indústria química.

Professora: ANA MARIA FRATTINI FILETI

Definição de modelos paramétricos e suas extensões; aplicações de técnicas de criação de modelos paramétricos; Preparar modelo paramétrico para impressão 3D. Projeto e exercícios.

Professora: ANDRE LUIZ JARDINI MUNHOZ

Data Culture, Data Driven, Data Science, Data Tech, Data Journey.

Professor: JOSIAS JONATAS DE OLIVEIRA PEREIRA

Algorítmos de busca e otimização, Algorítimos genéticos, Redes neurais artificiais e DeepLearning, Modelos de análises preditivas, agrupamentos e associações, aplicações industriais.

Professora: MAURICIO DE MELO FREIRE FIGUEIREDO

Ferramentas para Inovação em produtos, processos e negócios, Dilema da inovação, Organizações exponenciais, Modelo Lean Startup, Garage Method.

Professora: ANA MARIA FRATTINI FILETI

Profissional da Transformação Digital: habilidades necessárias; Competências multidisciplinares humanas, tecnológicas e de Negócio; Métodos Ágeis de implementação; Gestão de times flexíveis e em rede; Visão Técnica e Multidisciplinar, Capacidade de Colaboração, Senso crítico e Flexibilidade.

Professor: ANA MARIA FRATTINI FILETI

Ecossistema dos Negócios; Evolução dos Processos de Gestão; Estratégia Ponta a Ponta (P2P ou E2E – End to End); Recomendações para Implantação e Implementação da Estratégica P2P; Estratégia P2P: Diretriz para Operação Inteligente; Manufatura Avançada; Operação Inteligente (Smart Operation); Fábrica Inteligente (Smart Factory); Governança de TI,TA e do Projeto; e Estudos de Casos.

Professor: FLAVIO VASCONCELOS DA SILVA

Gestão de mudança na implantação da Jornada Indústria 4.0, Benefícios; Fases: Descongelar (unfreeze), Mudar (change), Recongelar (freeze); O catalisador, o objetivo prioritário e as competências de liderança necessárias para a mudança; A Liderança Transformacional e sua adequação à mudanças; Mapear, Analisar e Gerir Stakeholders.

Professor: ANA MARIA FRATTINI FILETI

Objetivos do planejamento estratégico da organização e Business Analysis Identificação de Iniciativas, Categorização, Avaliação, Seleção, Priorização; Balanceamento do portfólio de oportunidades de investimento; Industry 4.0 Roadmap; Gerenciamento dos projetos e pacotes de trabalho na agilidade; Disciplined Agile e Business Agility aplicados a investimentos de automação industrial; Como implantar um VMO – Value Management Office e Governança.

Professor: MARCO ANTONIO COGHI

Desenvolvimento de um projeto com a aplicação das ferramentas e sistemas vistos durante o curso.

Professor: FLAVIO VASCONCELOS DA SILVA

R$ 976,00 mensais
em 15 parcelas

ou R$ 14.640,00 à vista

10% de desconto para alunos e ex-alunos da Unicamp
* valores válidos para o último oferecimento. Sujeitos à alteração.

Inscrições
até 19/03/2023
Períodos Oferecidos
28/03/2023 até 10/10/2024
Terças e Quintas, das 19:30 às 22:30
Modalidade
Online com aulas vivo pelo Zoom Education
Carga Horária
368 horas
Tipo
Formação de Especialistas
Requerimento
Nível Superior Completo

PROCESSO DE SELEÇÃO

INSCRIÇÃO
Preencher formulário de inscrição on-line e efetuar download do Termo de Compromisso
MATRÍCULA
Como efetivar minha matrícula?
1. Enviar a documentação digitalizada para o e-mail sextfeq@unicamp.br ou via correio.
2. Efetuar o pagamento do boleto bancário recebido.
3. Após confirmação de pagamento, estará matriculado.
CONCLUÍDO
Você está matriculado no curso!

After you have typed in some text, hit ENTER to start searching...