FEQ

CURSO DE FORMAÇÃO DE ESPECIALISTAS

Gerenciamento Estratégico e Aplicado a Projetos

Estruturado proporcionar o desenvolvimento de habilidades essenciais para o sucesso de um projeto, como gerenciamento de escopo, risco, custo e de qualidade, além da liderança, comunicação, gestão de pessoas e estratégia empresarial.

de 16x R$ 980
por 16x R$ 749,38 mensais

•  Boleto ou cartão de crédito

  10% de desconto para alunos e ex-alunos da Unicamp

Inscrições até 30/10/2023

Oferecimento: 14/11/2023 a 29/05/2025

Aulas ao vivo e gravadas

Aulas às terças e quintas-feiras*, das 19h30 às 21h30.

*Todas as transmissões ao vivo serão gravadas e disponibilizadas para que você assista quando e de onde quiser!

Frequência e Duração

A frequência dos alunos é atestada pela entrega de atividades, não sendo necessário a presença ao vivo nas aulas síncronas.

Duração do curso: 18 meses (360 horas-aula)

Certificado
Unicamp

Os alunos concluintes do curso receberão um certificado oficial da Unicamp

Diferenciais

Construindo Networking: Plataforma online para conexões profissionais e pesquisadores.

Aplicações Práticas: Aprenda através de projetos reais dentro do contexto industrial.

 

Seja um especialista

Sobre o curso

A área de gerenciamento de projetos é fundamental para o sucesso das indústrias. Com a crescente competitividade, as empresas precisam se adaptar rapidamente às mudanças, inovando constantemente e entregando projetos com eficiência cada vez maior.

O curso oferece capacitação no uso do padrão internacional do Project Management Institute (PMI), para o planejamento, execução, monitoramento e controle de projetos, de tal forma a proporcionar ao aluno conhecimento e prática no gerenciamento de projetos, com referência na publicação PMBoK.

Público-alvo

Se você é um gerente, consultor ou analista que participa ativamente
do desenvolvimento e gestão de projetos, ou um profissional que de
alguma forma se relaciona com equipes, este curso é perfeito para você! 

O curso é altamente indicado para os profissionais que almejam cargos de liderança no gerenciamento de projetos. Adquira uma visão holística do gerenciamento estratégico, um grande diferencial competitivo.

Recomendamos que você tenha conhecimento básico de matemática
financeira para tirar máximo proveito do curso.

Requisito: Diploma de Ensino Superior 

Guia do Curso

1 – Tornar os alunos referências
  • Formação dos futuros líderes de gerenciamento estratégico de projetos de grandes empresas ao proporcionar o desenvolvimento de habilidades essenciais para o sucesso de um projeto, como gerenciamento de escopo, risco, custo e de qualidade, além da liderança, comunicação, gestão de pessoas e estratégia empresarial.

 

2 – Formação integrada
  • Integração de conhecimentos técnicos e gerenciais para garantir a aplicação prática das iniciativas no dia-a-dia das operações. O curso contempla disciplinas que abordam desde a introdução aos conceitos e ferramentas de gerenciamento de projetos até as tendências mais recentes da área.
1 – Introdução ao Gerenciamento de Projetos
  • Apresentação do curso: disciplinas e trabalho de conclusão (projeto aplicado);
  • Conceituação de projeto e gerenciamento de projetos;
  • Relacionamento entre gerenciamento de projetos, operações e estratégia organizacional;
  • Influências organizacionais e ciclo de vida do projeto;
  • Processos de gerenciamento de projetos;
  • Demandas atuais e tendências

 

2 – Sustentabilidade em Gestão de Projetos
  • Sustentabilidade: conceitos e implicações no gerenciamento de projetos;
  • Responsabilidade Social Empresarial (RSE) e Empreendedorismo Social;
  • Inovação voltada à sustentabilidade;

 

3 – Estratégia Empresarial
  • Ambiente empresarial, conceito de estratégia;
  • Estrutura de mercado, principais barreiras de entrada, vantagem competitiva e cadeia de valor;
  • Análise SWOT;
  • Análise de concorrência;
  • Objetivos estratégicos do projeto, definição de indicadores (KPIs), medição e interpretação dos resultados para validação da estratégia adotada;
  • Conceituação das ferramentas Mapas Estratégicos e o Business Balanced Scorecard

 

4 – Viabilidade de Projetos e Análise de Negócios
  • Métodos de avaliação e análises de viabilidade técnica, econômico e financeira;
  • Métodos e Ferramentas de priorização de projetos;
    Critérios de seleção de projetos;
  • Matriz Impacto x Complexidade;
  • Análise de Viabilidade, PMO e Portfólio de projetos;
  • Maturidade dos clientes e competências;
  • Ferramentas e áreas responsáveis pela seleção e priorização de projetos na empresa;

 

5 – Concepção de Projetos
  • Tendências em gerenciamento de projetos;
  • Design Thinking, Design Strategy, Design Innovation, Design Project;
  • Metodologia A3;
  • Business Model Canvas e as Startups;
    Lean;
  • Projetos de tecnologia disruptiva;

 

6 – Gerenciamento de Portfólio e PMO
  • A gerência de portfólio e sua relação com a estratégia da empresa;
  • Identificação, alinhamento, priorização, categorização, métricas, avaliação e autorização de projetos e programas;
  • Seleção e balanceamento de portfólio de projetos;
  • Stakeholders e o gerenciamento de portfólio;
    Escritório de Projetos x gerência portfólio;
  • Conceito de PMO;
  • Modelos de Maturidade x PMO;
  • Tipos de modelos de PMO;
  • Estratégias de implantação;
  • Métricas e pontos críticos de sucesso;

 

7 – Gerenciamento Estratégico do Escopo do Projeto
  • O que é o gerenciamento do escopo;
  • Iniciação do projeto: planejamento estratégico e Seleção do Projeto;
  • Definição, validação e controles do escopo;
  • Criar a EAP (Estrutura Analítica do Projeto) ou WBS (Work Breakdown Structure);

 

8 – Oficina de Gerenciamento de Projetos I
  • Fase de iniciação: Formação de equipe; viabilidade econômica, técnica, operacional e de cronograma; stakeholders e requisitos; avaliação preliminar de risco do projeto;

 

9 – Economia Empresarial
  • Oferta e demanda: como os mercados funcionam;
  • Forças de mercado: oferta e demanda (mercados e competição, demanda, oferta, equilíbrio de mercado);
  • Elasticidade e sua aplicação (elasticidade da demanda, elasticidade da oferta);
  • Comportamento da empresa e organização da indústria: Custos de produção, Empresas em mercados competitivos, Monopólio, Competição monopolística, Oligopólio;

 

10 – Contabilidade Financeira
  • Contabilidade e relatórios econômico financeiros;
  • Balanço: contas do ativo, passivo e patrimônio líquido;
  • Variações no patrimônio líquido: receita, despesa e resultado;
  • DOAR e o fluxo de caixa;
  • Análise dos demonstrativos financeiros: índices de performance operacional, índices de investimento e índices de endividamento;

 

11 – Gerenciamento Estratégico da Integração do Projeto
  • Qualidade dos projetos;
  • Moderno gerenciamento da qualidade;
  • Planejamento da qualidade;
  • Garantia e controle da qualidade;
  • Melhoria da qualidade em projetos;

 

12 – Gerenciamento de Pessoas e Comunicação em Projetos
  • Chave para gerenciar pessoas;
  • Planejamento organizacional;
  • Aquisição e desenvolvimento da equipe do projeto;
  • Planejamento da comunicação;
  • Técnicas de comunicação eficaz;
  • Sistemas de avaliação de desempenho;
  • Técnicas de feedback para os membros da equipe;
  • Pitch: apresentação de projetos aos executivos;

 

13 – Gerenciamento de Pessoas e Comunicação em Projetos
  • Identificar as partes interessadas e planejar seu gerenciamento;
  • Gerenciar e controlar o engajamento das partes interessadas;

 

14 – Gerenciamento de Custo do Projeto
  • Planejamento de recursos;
  • Estimativa do custo do projeto;
  • Orçamento e controle do custo do projeto;

 

15 – Oficina de Gerenciamento de Projetos II
  • Alguns pontos que serão analisados pelos alunos sob orientação do professor: alocação de recursos; custos; envolvimentos dos fornecedores; plano de comunicação; plano de qualidade do projeto e avaliação dos riscos.

 

16 – Tendências em Gerenciamento de Projetos
  • Uso de metodologias ágeis para gestão de projetos complexos, com foco no scrum e seus principais conceitos (sprint, sprint review meeting, backlog, papéis: Product Owner, Team, and Scrum Master);
  • Equipes autônomas;
  • Gerencia de projetos em equipes remotas: como atingir resultados através de ferramentas de gestão (dashboards, etc) e cooperação (sharepoint, groupware,etc);
  • O impacto da tecnologia na gestão de projetos: cloud, aplicativos de SW, BIG Data, etc;
  • Conceitos de DEVOPS;

 

17 – Gerenciamento do Risco do Projeto
  • Origem comum dos riscos nos projetos;
  • Identificação e quantificação do risco: descrição e elaboração de EAR;
  • Análises qualitativas e quantitativas do risco;
  • Desenvolvimento de respostas ao risco;
    Controle e monitoramento;
  • O aumento da relevância da gestão de riscos no gerenciamento dos projetos;

 

18 – Oficina de Gerenciamento de Projetos III
  • Os alunos devem apresentar todos os requisitos das oficinas anteriores;
  • Fase de execução: Team Building; capacitação de pessoas; controle e aprovação de mudança de escopo; monitoramento dos riscos.

 

19 – Gerenciamento de Aquisições do Projeto
  • Planejamento das aquisições;
  • Preparação das aquisições;
  • Pedido de propostas;
  • Seleção de fornecedores;
  • Administração e encerramento de contratos;

 

20 – Liderança e Gerenciamento de Equipes Eficazes
  • Fundamentos do comportamento individual, desenvolvimento e gerenciamento de equipes eficazes;
  • O que é liderança e qual o papel do líder no gerenciamento de projetos;
  • Teorias motivacionais contemporâneas;
  • Negociação e gerenciamento de conflitos;
  • Estágios de desenvolvimento de equipes;
  • Como a diferença entre gerações e culturas impacta o trabalho em equipe;
  • Gestão do conhecimento capital intelectual e tecnologias de colaboração;
  • Gestão de equipes multiculturais – como agir em projetos envolvendo países e culturas diferentes;

 

21 – Gerenciamento de Qualidade do Projeto
  • Qualidade dos projetos;
  • Moderno gerenciamento da qualidade;
  • Planejamento da qualidade;
  • Garantia e controle da qualidade;
  • Melhoria da qualidade em projetos;

 

22 – Gerenciamento do Tempo do Projeto
  • Importância dos cronogramas do projeto;
  • Definição das atividades do projeto;
  • Desenvolvimento do cronograma;
  • Controle de mudanças do cronograma do projeto;

 

23 – Marketing em Gerenciamento de Projetos
  • Marketing e PMI, Personal Branding & Networking, comunicação intercultural, Information Overload, a geração superficial, técnicas Pitch;
  • Análise, segmentação de mercado e posicionamento competitivo;
  • Desenvolvimento de produtos e serviços e gestão do ciclo de vida;

 

24 – Encerramento e Apresentação dos Projetos
  • Palestra de encerramento com profissional convidado, por destacar-se no ambiente de Gerenciamento de Projetos;
  • Apresentação e avaliação dos projetos desenvolvidos durante as Oficinas I, II e III, sejam eles de cunho social, sustentabilidade social, de projetos vinculados à empresa do aluno e de inovação.

 

A melhor maneira de garantir conteúdo sempre atualizado, interação ativa e flexibilidade para alunos e corpo docente é por meio de aulas online ao vivo, com turmas de no máximo 50 alunos. Além disso, todas as aulas são gravadas, permitindo que você as reveja quantas vezes quiser, no seu próprio tempo e local, através da plataforma Google Classroom.

A avaliação no curso é composta por dois componentes principais: atividades avaliativas e um projeto prático:

  • Após cada disciplina, os alunos têm a oportunidade de realizar atividades avaliativas específicas, que permanecem disponíveis por um período determinado. Essas atividades variadas são acompanhadas de instruções detalhadas fornecidas pelo professor responsável.
 
  • Ao longo do curso, os alunos são orientados pelos professores na elaboração de um projeto prático. Esse projeto tem como objetivo aplicar os conhecimentos adquiridos durante o curso em situações do cotidiano do aluno, proporcionando uma experiência prática e relevante.
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Passo 1: Clique aqui e preencha o formulário de inscrição com seus dados. Após, aguarde o e-mail com as instruções para acesso ao portal do aluno e o termo de compromisso;

 
Passo 2: Faça o download e preenchimento do termo de compromisso e suba os documentos na aba “Documentos” do portal do aluno;
 
 
Passo 3: Aguarde a validação da documentação e confirmação da abertura da turma (ao encerramento das inscrições).
 
 
Passo 4: Após a confirmação, a secretaria entrará em contato (via e-mail) para prosseguir com o pagamento e efetivação da matrícula.
 
 
Pronto! Você já é um aluno da Extensão Unicamp!

1 – Esse curso é lato-sensu? É reconhecido pelo MEC?

A certificação dos nossos curso é reconhecida pelo MEC e aclamada pelo mercado. Porém, os cursos não se enquadram como pós-graduação lato-sensu.

Nossos cursos são de formação de especialistas ou de extensão (caso do FEQ-0480) e a Unicamp certifica diretamente todos os formados pelos nossos cursos no tema abordado.

Na prática, as grandes diferenças entre nossos cursos de especialização e uma pós tradicional é que constantemente atualizamos a ementa para que o curso acompanhe em tempo real todas as tendências do mercado e o corpo docente inclui profissionais com ampla experiência na indústria, recursos indisponíveis no lato-sensu tradicional.

2 – Há algum compromisso presencial?

Não, o curso é inteiramente online! Além disso, as aulas serão todas gravadas e a presença do curso será validada pela realização das atividades propostas, não sendo atreladas às aulas ao vivo.

3 – Aulas serão gravadas?

As aulas serão todas gravadas e a presença do curso será validada pela realização das atividades propostas, não sendo atreladas às aulas ao vivo.

Ainda ficou com dúvidas? Entre em contato pelo botão do WhatsApp no canto direito da sua tela!

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Professores

Prof. Dr. Mauro Tonon

Prof. Samir Karam

Prof. Dr. Marco Pacheco

Investimento

Cartão de Crédito

Valor de R$ 11.990,00 em até:

16x de R$ 749,38

Boleto Bancário

16x de R$ 749,38

R$ 11.990,00 à vista

Vencendo a primeira parcela em 07/11

Planos Especiais

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