Objetivos do Curso

Capacitar o profissional a utilizar o padrão internacional do Project Management Institute – PMI, para o planejamento, execução, monitoramento e controle de projetos, de tal forma a proporcionar ao participante acesso ao conhecimento e prática no gerenciamento de projetos, adotando como referência a publicação PMBOK.Capacitar o profissional a utilizar o padrão internacional do Project Management Institute – PMI, para o planejamento, execução, monitoramento e controle de projetos, proporcionando ao participante acesso ao conhecimento e prática no gerenciamento de projetos, adotando como referência a publicação PMBOK.

Público-Alvo

O curso é direcionado aos profissionais das mais diversas áreas, gerentes, consultores e analistas que efetivamente participam do desenvolvimento e gestão de projetos, bem como profissionais que de alguma forma se relacionem com equipes de projetos ou que demandem por esse conhecimento. Desejável conhecimento básico de matemO curso é direcionado aos profissionais das mais diversas áreas, gerentes, consultores e analistas que participam do desenvolvimento e gestão de projetos, bem como profissionais que se relacionem com equipes de projetos ou que necessitem desse conhecimento. Desejável conhecimento básico de matemática financeira.

DISCIPLINAS:

Apresentação do curso, suas disciplinas, bem como o trabalho de conclusão que será um projeto aplicado que deverá ser finalizado e apresentado no encerramento do curso Conceituação do que é um projeto e de como o Gerenciamento de Projetos está relacionado com outras disciplinas. Relacionamento entre gerenciamento de projetos, gerenciamento de operações e estratégia organizacional. Influências organizacionais e ciclo de vida do projeto.Processos de gerenciamento de projetos. Demandas atuais e tendências.

Professor: Mauro Tonon

Sustentabilidade (conceitos, implicações no gerenciamento de projetos). A Responsabilidade Social Empresarial (RSE), e o Empreendedorismo Social. Inovação voltada a sustentabilidade.

Professor: Robert Eduardo Cooper Ordonez

Ambiente empresarial, conceito de estratégia. Estrutura de mercado, principais barreiras de entrada, vantagem competitiva e cadeia de valor. Análise SWOT. Análise de concorrência. Objetivos estratégicos do projeto, definição de indicadores (KPIs), medição e interpretação dos resultados para validação da estratégia adotada. Conceituação das ferramentas Mapas Estratégicos e o Business Balanced Scorecard.

Professor: Luciano Antunes de Araujo

Métodos de avaliação e análises de viabilidade técnica, econômico e financeira de um projeto. Métodos e Ferramentas de priorização de projetos. Critérios de seleção de projetos. Matriz Impacto x Complexidade. Análise de Viabilidade, PMO e Portfólio de projetos. Maturidade dos clientes e competências. Ferramentas e áreas responsáveis pela seleção e priorização de projetos na empresa.

Professor: Samir Nehmetallah Karam

Tendências em gerenciamento de projetos. Design Thinking, Design Strategy, Design Innovation, Design Projetc. Metodologia A3. Business Model Canvas e as Startups. Lean. Projetos de tecnologia disruptiva.

Professor: Samir Nehmetallah Karam

A gerência de portfólio e sua relação com a estratégia da empresa. Identificação, alinhamento, priorização, categorização, métricas, avaliação e autorização de projetos e programas. Seleção e balanceamento de portfólio de projetos. Stakeholders e o gerenciamento de portfólio. Escritório de Projetos x gerência portfólio. Conceito de PMO. Modelos de Maturidade x PMO. Tipos de modelos de PMO. Estratégias de implantação. Métricas e pontos críticos de sucesso.

Professor: Mauro Tonon

O que é o gerenciamento do escopo. Iniciação do projeto: planejamento estratégico e Seleção do Projeto. Definição, validação e controles do escopo. Criar a EAP (Estrutura Analítica do Projeto) ou WBS (Work Breakdown Structure).

Professor: Renato Bottini

Fase de iniciação. Formação de equipe; viabilidade econômica, técnica, operacional e de cronograma; stakeholders e requisitos; avaliação preliminar de risco do projeto.

Professor: Luciano Antunes de Araujo

Oferta e demanda: como os mercados funcionam. Forças de mercado: oferta e demanda (mercados e competição, demanda, oferta, equilíbrio de mercado). Elasticidade e sua aplicação (elasticidade da demanda, elasticidade da oferta). Comportamento da empresa e organização da indústria: Custos de produção, Empresas em mercados competitivos, Monopólio, Competição monopolística, Oligopólio.

Professor: Rodrigo Lanna Franco da Silveira

Contabilidade e relatórios econômico financeiros. Balanço: contas do ativo, passivo e patrimônio líquido. Variações no patrimônio líquido: receita, despesa e resultado. DOAR e o fluxo de caixa. Análise dos demonstrativos financeiros: índices de performance operacional, índices de investimento e índices de endividamento.

Professor: Rodrigo Lanna Franco da Silveira

Qualidade dos projetos. Moderno gerenciamento da qualidade. Planejamento da qualidade. Garantia e controle da qualidade. Melhoria da qualidade em projetos.

Professora: Ana Paula Araujo

Chave para gerenciar pessoas. Planejamento organizacional. Aquisição e desenvolvimento da equipe do projeto. Planejamento da comunicação. Técnicas de comunicação eficaz. Sistemas de avaliação de desempenho. Técnicas de feedback para os membros da equipe. Pitch: apresentação de projetos aos executivos.

Professora: Ida Luciana Martins Noriler

Identificar as partes interessadas e planejar seu gerenciamento. Gerenciar e controlar o engajamento das partes interessadas.

Professor: Fabyo A. Marciano Marques

Planejamento de recursos. Estimativa do custo do projeto. Orçamento e controle do custo do projeto.

Professora: Ana Regina Mizrahy Cuperschmid

Alguns pontos que serão analisados pelos alunos sob orientação do professor: alocação de recursos; custos; envolvimentos dos fornecedores; plano de comunicação; plano de qualidade do projeto e avaliação dos riscos.

Professor: Luciano Antunes de Araujo

Uso de metodologias ágeis para gestão de projetos complexos, com foco no scrum e seus principais conceitos (sprint, sprint review meeting, backlog, papéis: Product Owner, Team, and Scrum Master). Equipes autônomas. Gerencia de projetos em equipes remotas: como atingir resultados através de ferramentas de gestão (dashboards, etc) e cooperação (sharepoint, groupware,etc). O impacto da tecnologia na gestão de projetos: cloud, aplicativos de SW, BIG Data, etc. Conceitos de DEVOPS.

Professor: Marco Pacheco

Origem comum dos riscos nos projetos. Identificação e quantificação do risco: descrição e elaboração de EAR. Análises qualitativas e quantitativas do risco. Desenvolvimento de respostas ao risco. Controle e monitoramento. O aumento da relevância da gestão de riscos no gerenciamento dos projetos.

Professor: Ana Paula Araujo

Os alunos devem apresentar todos os requisitos das oficinas anteriores. Fase de execução: Team Building; capacitação de pessoas; controle e aprovação de mudança de escopo; monitoramento dos riscos.

Professor: Fabyo A. Marciano Marques

Planejamento das aquisições. Preparação das aquisições. Pedido de propostas. Seleção de fornecedores. Administração e encerramento de contratos.

Professor: Alvaro Camargo

Fundamentos do comportamento individual, desenvolvimento e gerenciamento de equipes eficazes. O que é liderança e qual o papel do líder no gerenciamento de projetos. Teorias motivacionais contemporâneas. Negociação e gerenciamento de conflitos. Estágios de desenvolvimento de equipes. Como a diferença entre gerações e culturas impacta o trabalho em equipe. Gestão do conhecimento capital intelectual e tecnologias de colaboração. Gestão de equipes multiculturais – como agir em projetos envolvendo países e culturas diferentes.

Professor: Carlos Tisseki Gondo

Qualidade dos projetos. Moderno gerenciamento da qualidade. Planejamento da qualidade. Garantia e controle da qualidade. Melhoria da qualidade em projetos.

Professora: Luciana Rodrigues Oriqui

Importância dos cronogramas do projeto. Definição das atividades do projeto. Desenvolvimento do cronograma. Controle de mudanças do cronograma do projeto.

Professor: Robert Eduardo Cooper Ordonez

Marketing e PMI, Personal Branding & Networking, comunicação intercultural, Information Overload, a geração superficial, técnicas Pitch. Análise, segmentação de mercado e posicionamento competitivo. Desenvolvimento de produtos e serviços e gestão do ciclo de vida.

Professor: Marcelo de Carvalho Reis

Palestra de encerramento com profissional convidado, por destacar-se no ambiente de Gerenciamento de Projetos. Apresentação e avaliação dos projetos desenvolvidos durante as Oficinas I, II e III, sejam eles de cunho social, sustentabilidade social, de projetos vinculados à empresa do aluno e de inovação.

Observação: No final do curso, o aluno deverá ser capaz de planejar, executar e avaliar um projeto real, ou poderá, no final do curso ainda, participar de um concurso específico na área de gestão de projetos. O coordenador irá, anualmente, detalhar um ou outro trabalho.

Professora: Luciana Rodrigues Oriqui

R$ 552,07 mensais
em 18 parcelas

ou R$ 9.937,34 à vista

10% de desconto para alunos e ex-alunos da Unicamp
* valores válidos para o último oferecimento. Sujeitos à alteração.

Inscrições
até 07/08/2022
Períodos Oferecidos
23/08/2022 até 22/02/2024
Terças e Quintas, das 19:30 às 22:30
Modalidade
Online com aulas vivo pelo Zoom Education
Carga Horária
360 horas
Tipo
Formação de Especialistas
Requerimento
Nível Superior Completo

PROCESSO DE SELEÇÃO

INSCRIÇÃO
Preencher formulário de inscrição on-line e efetuar download do Termo de Compromisso
MATRÍCULA
Como efetivar minha matrícula?
1. Enviar a documentação digitalizada para o e-mail sextfeq@unicamp.br ou via correio.
2. Efetuar o pagamento do boleto bancário recebido.
3. Após confirmação de pagamento, estará matriculado.
CONCLUÍDO
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