Objetivos do Curso

Qualificar profissionais no desenvolvimento de projetos contemplando a Transformação Digital em sistemas de processos contínuos, proporcionando a atualização profissional e a aprendizagem de novos conceitos e técnicas.

Público Alvo

Qualquer profissional de nível superior.

DISCIPLINAS:

Instrumentos de medição: temperatura, pressão, nível, vazão e outras; Elementos finais de controle: válvulas, motores, bombas; Sensores de contato, proximidade e movimento; Segurança instrumentada para processos perigosos; Atmosferas explosivas e áreas classificadas; Digitalização das variáveis do mundo físico.

Professor: Flávio Vasconcelos da Silva

Topologia, sistemas centralizados e distribuídos; Meios físicos: cabeamento estruturado e wireless; Classificação dos sensorbuses, fieldbuses, devicebuses e databuses; Protocolos para taxas de transmissão, nós, acesso ao meio; IIoT – Internet das Coisas aplicada e ICS Cybersecurity aplicada.

Professor: Flávio Vasconcelos da Silva

Fundamentos de Python/Julia. Hardware e Software de PLC e DCS; Controle Lógico: intertravamentos, contadores, temporizadores, registradores, sequenciadores, etc; Controle Contínuo: algoritmo PID, cascata, regulação positiva e negativa, ratio, ganho, compensação e sintonia; Linguagens de programação: Ladder, SFC, Grafcet, Function Blocks, Instructions List; Virtualização de estações de controle; Especificação Funcional de Programação de Estação de Operação.

Professor: Maurício de Melo Freire Figueiredo

Controle Preditivo baseado em Modelos (MPC); Controle Preditivo Generalizado (GPC); Sistemas de Otimização de Processo em tempo real (RPO); Sistemas de Simulação de Processo e Otimização (PSO), Controle Inteligente.

Professora: Ana Maria Frattini Fileti

Funções das Interfaces de máquina e Interfaces de supervisão de processos industriais; Sistemas SCADA; Virtualização de estações de operação; Especificação Funcional de Estação de Operação: variáveis, face-plates, base de dados, alarmes, tendências, registros, relatórios de marcha. Supervisão via Python.

Professor: Mauro Renalt Menezes

Gerenciamento da Operação (MOM); Gerenciamento da Execução da Manufatura (MES); Gerenciamento das Informações (PIMS) e Reconciliação de Dados Gerenciamento das Informações de Laboratórios de Qualidade (LIMS); Gerenciamento de Alarmes (AM), Gerenciamento de Ativos (PAM), Planejamento e Controle de Produção (APS), Supply Chain (SCM), Warehouse e Estoques (WMS), Gerenciamento do Relacionamento com Clientes (CRM); Dashboard de gerenciamento: OEE, RtPM, OpX, Eficiência Energética, Balanço de Massa.

Professor: Flávio Vasconcelos da Silva

Realidade aumentada; Digital Twins e Simulação; Manufatura Aditiva e Impressão 3D; Cloud Computing; Big Data Analytics, Machine Learning e Inteligência Artificial; Máquinas Autônomas.

Professor: Marco Antonio Coghi

Fluxograma de Processo e Instrumentação (P&ID); Lista de Entradas e Saídas; Folha de Dados; Diagramas de Controle; Hazop e What If; Diagrama de Intertravamento; Diagrama típico de montagem; Especificação Funcional de Sistemas; PLM – Product Lifecycle Management; Arquiteturas dos sistemas de medição, controle, operação, gestão e direção industrial integrada ao mundo corporativo; Normas aplicadas a engenharia de projetos de automação industrial.

Professor: Marco Antonio Coghi

Objetivos do planejamento estratégico da organização e Business Analysis Identificação de Iniciativas, Categorização, Avaliação, Seleção, Priorização; Balanceamento do portfólio de oportunidades de investimento; Industry 4.0 Roadmap; Gerenciamento dos projetos e pacotes de trabalho na agilidade; Disciplined Agile e Business Agility aplicados a investimentos de automação industrial; VMO – Value Management Office e Governança.

Professor: Marco Antonio Coghi

Profissional da Transformação Digital: habilidades necessárias; Competências multidisciplinares humanas, tecnológicas e de Negócio; Disrupção, Liderança, Propósito e Engajamento; Sustentabilidade, Experiência do cliente, Métodos Ágeis de implementação Gestão de times flexíveis e em rede; Visão Técnica e Multidisciplinar, Capacidade de Colaboração, Senso crítico e Flexibilidade.

R$ 678,46 mensais
em 13 parcelas

ou R$ 8.820,00 à vista

10% de desconto para alunos e ex-alunos da Unicamp
* valores válidos para o último oferecimento. Sujeitos à alteração.

até 03/10/2022
Períodos Oferecidos
22/10/2022 até 25/11/2023.
Sábados, das 09:00 às 12:00 e das 13:30 às 16:30
Modalidade
Online com aulas vivo pelo Google meet
Carga Horária
Curso de Extensão
Requerimento
Nível Superior Completo

PROCESSO DE SELEÇÃO

INSCRIÇÃO
Preencher formulário de inscrição on-line e efetuar download do Termo de Compromisso
MATRÍCULA
Como efetivar minha matrícula?
1. Enviar a documentação digitalizada para o e-mail sextfeq@unicamp.br ou via correio.
2. Efetuar o pagamento do boleto bancário recebido.
3. Após confirmação de pagamento, estará matriculado.
CONCLUÍDO
Você está matriculado no curso!

After you have typed in some text, hit ENTER to start searching...