FEQ

CURSO DE FORMAÇÃO DE ESPECIALISTAS

Gestão Estratégica da Qualidade: Ênfase em Qualidade 4.0

Estruturado para capacitar os profissionais na implantação da cultura da melhoria contínua, através da otimização dos processos, melhor análise e solução dos problemas.

de 16x R$ 1000
por 16x R$ 755,45 mensais
•  Boleto ou cartão de crédito

  10% de desconto para alunos e ex-alunos da Unicamp

Inscrições até 01/01/2024

Oferecimento: 15/01/2024 a 18/08/2025

Aulas ao vivo e gravadas

Aulas às segundas e quartas-feiras*, das 19h30 às 22h30.

*Todas as transmissões ao vivo serão gravadas e disponibilizadas para que você assista quando e de onde quiser!

Frequência e Duração

A frequência dos alunos é atestada pela presença nas aulas online. A frequência mínima para aprovação nas disciplinas é de 75%.

Duração do curso: 16 meses (375 horas-aula)

Certificado Unicamp

Os alunos concluintes do curso receberão um certificado oficial da Unicamp

Diferenciais

Construindo Networking: Plataforma online para conexões profissionais e pesquisadores.

Aplicações Práticas: Aprenda através de projetos reais dentro do contexto industrial.

 

Seja um especialista

Sobre o curso

A Gestão Estratégica da Qualidade é um dos pilares fundamentais para a era da Indústria 4.0. Compreender e aplicar os princípios dessa abordagem é essencial para alcançar a excelência operacional e se destacar no mercado altamente competitivo.

O curso abordará:
  • Estratégias para aumento de eficiência de processos;
  • Técnicas para aprimorar a qualidade dos produtos;
  • Inovação e digitalização dentro da Qualidade 4.0;
  • Integração dos sistemas de gestão;
  • Como identificar oportunidades de melhoria;
  • Melhores práticas de implementação de técnicas avançadas de controle de qualidade;
  • Ferramentas estatísticas para otimizar processos e tomar decisões data-driven;

Público-alvo

Se você é um gerente, coordenador, consultor ou analista que participa ativamente da gestão de qualidade, este curso é perfeito para você! 

Requisito: Diploma de Ensino Superior 

Guia do Curso

1 – Tornar os alunos referências

O objetivo principal do curso é a formação dos futuros líderes de gerenciamento da qualidade das grandes empresas 4.0. 

Destaque-se como líder do futuro com nossa formação de excelência em gerenciamento da qualidade:

  • Desenvolva habilidades cruciais na Era 4.0, moldando futuros líderes empresariais.
  • Estratégias para aprimorar eficiência, qualidade e inovação.
  • Enfoque em digitalização e integração de sistemas de gestão.

 

2 – Formação integrada

Experimente uma formação integrada que combina conhecimentos técnicos e gerenciais:

  • Desde conceitos fundamentais até as últimas tendências da área.
  • Capacite-se para identificar oportunidades.
  • Implemente técnicas avançadas para aumento de performance.
  • Aprenda a tomar decisões importantes baseadas em dados 
1 – LIDERANÇA E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
  • Apresentação do curso: disciplinas e trabalho de conclusão (projeto aplicado);
  • Liderança Inspiradora;
  • Técnicas de Delegação;
  • Administração de Conflitos Interpessoais;
  • Feedback como ferramenta de desenvolvimento;
  • Comunicação Interpessoal;
  • Introdução às Técnicas de Apresentação em Público;
  • Estresse, depressão e burnout no trabalho;
  • O futuro do trabalho.
2 – GESTÃO DA QUALIDADE PARTE I
  • Introdução à transformação digital – Revolução 4.0. (Industria 4.0 –Qualidade 4.0) – Novas profissões – novas qualificações;
  • Gestão por processos – SIPOC – Introdução ao Mapeamento dos processos;
  • Gestão da Qualidade – História (mestres da Qualidade). Conceitos;
  • Principais ferramentas – Introdução aos Custos da Qualidade – Matriz de priorização – Conceito de atividade que agrega valor – Kaizen – Melhoria Contínua;
  • Prêmios nacionais da qualidade (FNQ, outros);
  • Estrutura de Indicadores de performance. Gestão visual para indicadores;
  • Introdução à análise de indicadores – Correlação entre variáveis – diagramas de dispersão;
  • Introdução à Análise e Solução dos Problemas. Ciclo PDCA. Diagrama de Pareto – ferramenta 5W2H – Diagrama de Ishikawa – Análise 5 Porques;
  • Introdução ao Trabalho Padrão – padronização dos processos;
  • Introdução ao sistema de Gestão da Qualidade – Normas ISO 9000;
  • Conceitos de Planejamento Estratégico – Missão – Visão – Valores – Análise SWOT;
  • Introdução a outros Sistemas de Gestão da Qualidade (IATF 16949).
3 – GESTÃO DOS RECURSOS HUMANOS
  • Cultura Organizacional;
  • Preconceito e Discriminação;
  • Motivação e Desempenho;
  • Descrição de Cargos e Plano de Carreira;
  • Salários e Benefícios;
  • Recrutamento e Seleção;
  • Avaliação: Desempenho, Habilidades e Atitudes;
  • Pesquisa de Clima Organizacional.
4 – GESTÃO DA QUALIDADE PARTE II
  • Visão da Empresa sob a ótica de processos: Conceito SIPOC – conceito cliente e fornecedor interno. Mapeamento dos processos;
  • Introdução ao Lean Manufacturing – Lean Production e Lean Office: Mudança X Melhoria;
  • Lean Manufacturing – o que é Lean e História – Evolução dos sistemas de manufatura – Os 8 desperdícios do Lean – Os 4Ps do Modelo Toyota – Os 5 princípios Lean – Introdução às principais ferramentas Lean – Kanban – 5S – Setup rápido – Liderança Lean – Evento kaizen – Gestão Visual, etc;
  • Lean Office – Conceito Hand Off – Wishful Thinking – Gerenciamento sem foco
  • Ferramenta A3 (gerenciamento de projetos de melhorias);
  • Introdução ao TPM (Total Maintenance Productive): O que é TPM e História – Princípios do TPM – modo TPM – ferramenta 5 Porques – 8 Pilares do TPM – Os tesouros do TPM;
  • Introdução ao pilar – Manutenção Autônoma – Os 7 passos da Manutenção Autônoma;
  • Introdução ao QFD (Quality Function Deployment): O que é QFD e História – Etapas de um projeto de produto – Inovação – desdobramento da função qualidade – Custo da mudança durante um projeto – As 4 Casas da Qualidade;
  • Qualidade em Serviços: As Horas da Verdade;
  • Critérios da avaliação da Qualidade do Serviço;
  • Ferramentas Estratégicas de Qualidade: Modelo BCG (Boston Group);
  • As 5 forças de Porter;
  • Estratégia Oceano Azul;
  • Economia de Experiências – novos negócios para Empresas: O que é Economia de Experiências – fundamentação;
  • Os 4 fatores que tornam uma experiência inesquecível;
  • Marketing de experiências;
  • Modelo de Negócios – Canvas: O que é o Canvas e para que serve;
  • Os 8 blocos do Canvas;
  • O Mapa de Empatia – ferramenta para desenvolvimento do Canvas.
5 – INFERÊNCIA ESTATÍSTICA & CIÊNCIA DE DADOS
  • Estatística Básica: O objetivo é fundamentar conceitos que permitirão a compreensão relevante de análise de dados.
  • Estatística descritiva: Medidas básicas e aplicabilidade; Curva Normal e Diagrama de Caixa;
  • Estatística Inferencial: Conceitos fundamentais e aplicabilidade; Testes de hipóteses 1 e 2 fatores; ANOVA.
  • Ciência de Dados: O que é IA?; Histórico da IA; Sistemas baseados em conhecimento: Modelagem do conhecimento; Sistemas de produção; Exemplos em Q4.0; Sistemas indutivos; Redes neurais; O que é? Como funciona; Aprendizagem; Redes profundas; Exemplos em Q4.0; Imprecisão e incerteza; O que é fuzzy logic?; Exemplos práticos; Sistemas otimizantes; Algoritmos genéticos; Exemplos em Qualidade 4.0; Machine learning; Bigdata; Random forests; Naive bayes; k-means & fuzzy c-means / Exemplos em Qualidade 4.0.
6 – IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE – FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS – QUALIDADE 4.0
  • Barreiras e Fatores Críticos de Sucesso na implementação do SGQ;
  • Mentalidade de Risco na prática;
  • Requisitos da ISO 9001:2015 na PRÁTICA;
  • QUALIDADE 4.0 (tecnologias aplicadas ao SGQ);
  • Robôs Autônomos;
  • Simulações;
  • Internet das Coisas (IoT);
  • Cibersegurança;
  • Computação em Nuvem;
  • Manufatura Aditiva;
  • Realidade Aumentada;
  • Construção de um “Guideline” para implementação da ISO 9001:2015 nas organizações.
7 – MÉTODOS 6 SIGMA
  • O que é Seis Sigma e campo de atuação;
  • DMAIC e importância da correta seleção de um projeto 6 Sigma;
  • Análise de Sistema de Medição;
  • Repetibilidade e Reprodutibilidade;
  • Linearidade e Vício;
  • Sistemas de Medições Cruzado e Aninhado;
  • Validação do Sistema de Medição;
  • Cartas de Controle;
  • O que são, requisitos para construções robustas;
  • Amostragem e subgrupos racionais;
  • Tipos de cartas de controle: XbarR, XbarS, IMR…;
  • Análise de Capacidade;
  • Pré-requisitos: controle, normalidade dos dados…;
  • Normalização;
  • Cp, Cpk, Pp, Ppk e Com;
  • Correlação e Regressão;
  • Correlação e escolhas de fatores;
  • Regressão simples e polinomial;
  • Regressão Múltipla;
  • Planejamento de Experimento;
  • Análise de Poder;
  • Replicações e Pontos centrais;
  • Experimentos Fatoriais Completos;
  • Experimentos Fatoriais Fracionados;
  • Otimização de Respostas.
8 – GESTÃO DA QUALIDADE NAS OPERAÇÕES DE SERVIÇOS
  • Cadeia de Suprimentos;
  • Logística;
  • Função compras, desafios e oportunidades – Aspectos estratégicos de compras – Sustentabilidade;
  • Mapeamento dos processos de compras;
  • Compras estratégicas (Strategic Sourcing);
  • Análises sobre os processos de compras – risco. Controle; Técnicas de abordagem com fornecedores;
  • Desenvolvimento de Fornecedores;
  • Desenvolvimento novos fornecedores;
  • Gerenciamento de fases do projeto no fornecedor;
  • Desenvolvimento de fornecedores atuais;
  • Ferramentas e metodologias de melhoria;
  • Desenvolvimento de novos produtos ou processo em fornecedores;
  • Planejamento avançado da qualidade no fornecedor;
  • Indicadores de performance do desenvolvimento de fornecedores;
  • Controle da performance de fornecedores;
  • Índices de qualidade de fornecedores;
  • Matriz QCDM;
  • Ranking da Qualidade;
  • Blockchain;
  • Controle e rastreamento em tempo real da cadeia de fornecimento;
  • O impacto do Blockchain nas auditorias de produto, de processo, e mesmo de certificação de SGQ;
  • A precariedade da qualidade em serviços;
  • A adesão da ISO 9001 em serviços;
  • As especificidades das operações de serviços;
  • As dimensões da Qualidade na prestação de serviços;
  • Modelo de lacunas de Parasuraman, Zheitaml e Berry.
9 – AUDITORIA DA QUALIDADE 4.0
  • Interpretação da ISO 19011;
  • Aplicação da ISO 19011 na auditoria da ISO 9001;
  • Auditoria – Termos e Definições;
  • Auditoria remota e verificação extraordinária;
  • Planejamento, execução;
  • Programa e evidência da Auditoria;
  • Escopo da Auditoria, Objetivos e Critérios;
  • Atividades da Auditoria;
  • Tipos de Auditorias;
  • Reunião de Abertura;
  • Estudo de Casos;
  • Simulação de Auditoria;
  • Não conformidades (Maiores e menores);
  • Documentando as Não Conformidades;
  • Preparação para Conclusão da Auditoria e Reunião de Encerramento;
  • Relatório da Auditoria.
10 – OPERATIONS MANAGEMENT /PROCESS IMPROVEMENT MANAGEMENT
  • Balance scorecard;
  • KPI e KPA;
  • Desdobramento de custos;
  • Projeto x Programa x Portfólio;
  • Controle da Qualidade de Processos Especiais;
  • Eventos de Melhoria;
  • Kaizen;
  • CCQ;
  • Advanced Product Quality Planning – APQP;
  • Ferramentas Ágeis.
11 – GERENCIAMENTO DE PROJETOS
  • Introdução ao Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólios;
  • Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO);
  • Governança e Melhores Práticas em Projetos;
  • Padrões e Certificações;
  • Análise de Negócios;
  • Gerenciamento de Transições em Projetos;
  • Competências e Triângulo de Talentos;
  • Áreas de Conhecimento do PMBOK do PMI: Integração, Escopo, Cronograma, Custos, Qualidade, Recursos, Comunicações, Riscos;
  • Aquisições e Partes Interessadas;
  • Metodologias Híbridas e Práticas Ágeis;
  • Tendências em Gerenciamento de Projetos.
12 – NORMAS DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL, SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL
  • Princípios da Gestão Ambiental e da Segurança e Saúde Ocupacional, de acordo com a ISO-14001:2015 e ISO- 45001:2018;
  • Gerenciamento de Riscos Ambientais e de Segurança e Saúde Ocupacional;
  • Principais Requisitos Legais aplicáveis, incluindo as Normas Regulamentadoras revisadas;
  • Gerenciamento de Mudanças;
  • Controles Operacionais, com ênfase no gerenciamento dos recursos naturais, resíduos, emissões atmosféricas, gerenciamento de empresas terceirizadas, hierarquia de controles para Segurança e Saúde Ocupacional:  tratamento das questões referentes às doenças ocupacionais e acidentes do trabalho;
  • Responsabilidade Social baseado nas Normas SA-8000, NBR-ISO-16001 e ISO-26.000;
  • Ciclo de Vida de Produtos e as Normas de Referência;
  • Diretrizes do GRI – Global Reporting Initiative – ISE Índice de Sustentabilidade Empresarial – B3.

A melhor maneira de garantir conteúdo sempre atualizado, interação ativa e flexibilidade para alunos e corpo docente é por meio de aulas online ao vivo, com turmas de no máximo 50 alunos. Além disso, todas as aulas são gravadas, permitindo que você as reveja quantas vezes quiser, no seu próprio tempo e local, através da plataforma Google Classroom.

A avaliação no curso é composta por dois componentes principais: atividades avaliativas e um projeto prático:

  • Após cada disciplina, os alunos têm a oportunidade de realizar atividades avaliativas específicas, que permanecem disponíveis por um período determinado. Essas atividades variadas são acompanhadas de instruções detalhadas fornecidas pelo professor responsável.
 
  • Ao longo do curso, os alunos são orientados pelos professores na elaboração de um projeto prático. Esse projeto tem como objetivo aplicar os conhecimentos adquiridos durante o curso em situações do cotidiano do aluno, proporcionando uma experiência prática e relevante.
  •  

Passo 1: Clique aqui e preencha o formulário de inscrição com seus dados. Após, aguarde o e-mail com as instruções para acesso ao portal do aluno e o termo de compromisso;

 
Passo 2: Faça o download e preenchimento do termo de compromisso e suba os documentos na aba “Documentos” do portal do aluno;
 
 
Passo 3: Aguarde a validação da documentação e confirmação da abertura da turma (ao encerramento das inscrições).
 
 
Passo 4: Após a confirmação, a secretaria entrará em contato (via e-mail) para prosseguir com o pagamento e efetivação da matrícula.
 
 
Pronto! Você já é um aluno da Extensão Unicamp!

1 – Esse curso é lato-sensu? É reconhecido pelo MEC?

A certificação dos nossos curso é reconhecida pelo MEC e aclamada pelo mercado. Porém, os cursos não se enquadram como pós-graduação lato-sensu.

Nossos cursos são de formação de especialistas ou de extensão e a Unicamp certifica diretamente todos os formados pelos nossos cursos no tema abordado.

Na prática, as grandes diferenças entre nossos cursos de especialização e uma pós tradicional é que constantemente atualizamos a ementa para que o curso acompanhe em tempo real todas as tendências do mercado e o corpo docente inclui profissionais com ampla experiência na indústria, recursos indisponíveis no lato-sensu tradicional.

2 – Há algum compromisso presencial?

Não, o curso é inteiramente online!

3 – Aulas serão gravadas?

As aulas serão todas gravadas para que você possa revê-las (ou vê-las caso tenha perdido sincronamente) de onde e quando quiser.

Ainda ficou com dúvidas? Entre em contato pelo botão do WhatsApp no canto direito da sua tela!

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Professores

Conheça algumas das referências em Gestão da Qualidade que compõem o corpo docente do curso.

Fabyo Ajona Marques

Ivan Fischer Bezerra

Luciana Oriqui

Investimento

Cartão de Crédito

Valor de R$ 12.087,27 em até:

16x de R$ 755,45

Boleto Bancário

16x de R$ 755,45

R$ 12.087,27 à vista

Vencendo a primeira parcela em 04/01/2024

Planos Especiais

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Empresas parceiras

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