FEQ

CURSO DE FORMAÇÃO DE ESPECIALISTAS À DISTÂNCIA

Gestão Estratégica da Produção

Investimento
R$ 1123,90
R$ 748 46
mensais (16x)

Inscrições até 22/07/24

Oferecimento: 05/08/24 a 06/04/26

Alunos atuantes em grandes empresas

Por que escolher a FEQ Unicamp?

A excelência na Gestão da Produção é o que separa empresas medianas das líderes. Seja um Especialista Unicamp e lidere as grandes indústrias do futuro.

Aulas online ao vivo

Aulas ao vivo às segundas e quartas-feiras*, das 19h30 às 22h30.

*Todas as transmissões ao vivo serão gravadas e disponibilizadas para que você assista quando e de onde quiser!

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Flexibilidade

A frequência mínima para aprovação nas disciplinas é de 75% das aulas online ao vivo.

Duração do curso: 16 meses (405 horas-aula)

Flexibilidade

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Duração do curso: 16 meses (405 horas-aula)

Certificado Unicamp

Os alunos concluintes do curso receberão um certificado oficial da Unicamp

Certificado Unicamp

Os alunos concluintes do curso receberão um certificado oficial da Unicamp.

Garantia de 7 dias

Reembolsamos 100% da sua matricula caso você não goste do curso em seus primeiros 7 dias.

Interação e Networking

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Professores

Conheça algumas das referências em Gestão Estratégica da Produção que compõem o corpo docente do curso.

Leonardo Fregolente

Leonardo Fregolente

Professor Associado FEQ Unicamp
Atuou por 11 anos como engenheiro de processamento de petróleo na Petrobrás, tanto em áreas técnicas quanto na gestão de unidades operacionais. Presta consultoria ao setor privado e coordena projetos de pesquisa em parceria com a indústria e agências de fomento à pesquisa.
Patrícia Fregolente

Patrícia Fregolente

Emgenheira Química - PhD
Doutora em engenharia quimica
Rodrigo Lanna

Rodrigo Lanna

Professor Associado no Instituto de Economia
Rodrigo Lanna é Professor Associado no Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas. Ele possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo, e mestrado e doutorado em Economia Aplicada pela mesma instituição. Entre 2014 e 2015, foi pesquisador visitante na Universidade de Nebraska - Lincoln. Sua pesquisa se concentra em economia e finanças agrícolas, abordando temas como análise de preços e volatilidade, gestão de riscos e questões de crédito na agricultura.

Depoimentos

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Conteúdos

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Perguntas Frequentes

1 – Desenvolvimento Técnico
  • O objetivo principal dessa formação é a construção de um profissional com todo repertório técnico-administrativo para gerir a produção de grandes indústrias do futuro.

 

2 – Atualização Profissional
  • Com uma formação holística, abrangendo Marketing Industrial e Desenvolvimento de Produtos, Custeio Gerencial e Contábil, Tecnologias e Sistemas de Informação Aplicados ao Processo Produtivo, Intraempreendedorismo, dentre outras disciplinas, a formação de especialistas fornecerá todas as ferramentas para a atualização do profissional em um mercado em constante mudanças.

 

3 – Tornar os Alunos Referências
  • Os alunos terão acesso a ferramentas altamente aplicáveis no dia a dia do profissional, construindo uma grande vantagem competitiva em sua formação

1 – Estratégias Empresariais

  • Evolução pensamento estratégico (Planejamento Financeiro, Planejamento Longo Prazo, Planejamento Estratégico, Administração Estratégica e Gestão Estratégica);
  • Ambiente externo (oportunidades e ameaças, concorrência, cenários, tecnologias);
  • Ambiente interno (pontos fortes e pontos fracos, recursos, capacidade e competências);
  • Ferramentas estratégicas (Matriz BCG, Curva ciclo de vida do produto, Modelo competitivo de Porter, Matriz Ansoff);
  • Desenvolvimento da estratégia (Visão, Missão, Valores, SWOT, Planos de Ação);
  • 4DX (As quatro disciplinas da execução) (Foco nos crucialmente importantes, Indicadores históricos e indicadores de direção, placar envolvente e cadência de responsabilidade);
  • BSC (Balanced Scorecard);
  • Inovação e Liderança Tecnológica.

 

2 – Intraempreendedorismo

  • Conceitos essenciais de gestão empresarial;
  • A natureza e a importância dos empreendedores;
  • A Mentalidade Empreendedora e Intra-Empreendedora;
  • Análise do Ambiente Empresarial e de Oportunidades de Mercado;
  • Empreendedor, Busca de Capital e Venda de Novas Ideias.

 

3 – Marketing Industrial e Desenvolvimento de Produtos

  • Fundamentos de marketing;
  • Marketing B2B,
  • Diferenças e semelhanças com B2C;
  • Propriedade industrial aplicada ao marketing;
  • Teoria de produto;
  • Técnicas de geração e seleção de ideias para novos produtos;
  • Estratégias de competitividade no desenvolvimento de Produtos;
  • Matriz de Hierarquia e QFD;
  • TRIZ.

 

4 – Meio Ambiente, Normatização, Auditoria e Certificações

  • Introdução a Auditoria;
  • Sistemas de Garantia da Qualidade;
  • Critérios de Excelência;
  • APPCC, HACCP – Avaliação, Perigos e Pontos Críticos;
  • Auditoria de Segurança, Energética, Financeira e Contábil;
  • Estratégia para certificação;
  • Gestão integrada de sistemas;
  • ISSOTS169494 – Gestão de Sistema de Qualidade para Indústria Automotiva;
  • OHSAS18001 – Gestão de Sistema de Segurança e Saúde Ocupacional;
  • ISO22001 – Alimentos.

 

5 – Métodos Estatísticos Aplicados

  • Conceitos de Estatística Básica;
  • Probabilidade, Intervalo de Confiança, Testes de Hipóteses e ANOVA sob a ótica do Gerenciamento da Produção;
  • CEP (Controle Estatístico de Processo).

 

6 – Supply Chain e Logística Empresarial

  • Gestão de Produção e Cadeia de Suprimentos (Supply Chain)
  • Fundamentos da Logística Empresarial
  • Conceitos chaves em Logística Integrada e Supply Chain
  • Gestão de Estoques na Cadeia Logística Integrada.
  • Eficiência e Custos Logísticos na Cadeia de Suprimentos.

 

7 – Planejamento e Controle da Produção

  • Introdução aos processos produtivos (tipos de sistemas de produção);
  • Previsão e demanda;
  • Planejamento agregado de produção;
  • MRP (planejamentos dos recursos de produção);
  • Sequenciamento da produção;
  • Teoria das Restrições:
  • Kanban (Dimensionamento de estoques de sistemas de produção puxados);
  • Engenharia de Segurança, Ergonomia e Higiene Ocupacional.

 

8 – Tecnologias e Sistemas de Informação Aplicados ao Processo Produtivo

  • Tecnologia da Informação: Perspectivas, Inovação e Soluções Tecnológicas;
  • Sistemas de Informação e Suporte ao Desempenho Organizacional;
  • Processos de Negócio e Simulação de Processos;
  • Banco de Dados;
  • Introdução a Segurança da Informação;
  • Framework de Projetos Ágeis.

 

9 – Custeio Gerencial e Contábil

  • Classificação de Custos;
  • Sistemas de Custeio;
  • Estoques;
  • Depreciação e Margem de Contribuição;
  • Relação Custos/Volume/Lucro;
  • Contribuição Marginal;
  • Limitações da Capacidade de Produção;
  • Capital de Giro;
  • Pontos de Equilíbrio Contábil, Econômico e Financeiro.
  • DRE (Básico) – Demonstrativo de Resultados da Empresa.

 

10 – Gestão Industrial da Qualidade, Produtividade e Lean Manufacturing

  • Evolução do Processo de Qualidade;
  • Conceitos Básicos e Padronização;
  • Ferramentas Básicas de Gestão;
  • APQP – Planejamento Avançado da Qualidade do Produto e Processo;
  • Ferramentas de Gestão;
  • Lean Thinking;
  • Encerramento de Projetos, Ciclos de Melhoria e Medidas de Controle.

 

11 – Gestão de Pessoas

  • Relações do trabalho;
  • Gestão de Mudança (centrada em pessoas);
  • Resistência a Mudanças
  • Aprendizagem e cultura organizacional;
  • Comunicação;
  • Gerenciamento de Talentos;
  • Gestão por competências;
  • Liderança, Motivação e reconhecimento;
  • Formação e desenvolvimento de equipes;
  • Ética e compliance.

 

12 – Gerenciamento de Projetos

  • Conceitos Baseados no PMBok – Última Edição
  • Ciclo de Vida de Projetos;
  • Processos de Gerenciamento de Projetos;
  • Planejamento e Projeto de Produtos;
  • Estudos de Casos.

 

13 – Melhoria de Processos: 6 Sigma I

  • Análise Básica e Coleta de Dados;
  • Avaliação dos Sistemas de Medição – Dados Contínuos e de Atributos;
  • Cartas de Controle – Dados Contínuos e de Atributos;
  • Análise de Capacidade – Dados Contínuos e de Atributos.

 

14 – Melhoria de Processos: 6 Sigma II

  • Inferência Estatística;
  • Análise de Poder e Análise de Variância;
  • Correlação e Regressão;
  • Experimentos Fatoriais Completos;
  • Experimentos Fatoriais Fracionados;
  • Otimização de Múltiplas Respostas.

 

15 – Gestão do Conhecimento

  • Os pilares da Gestão do Conhecimento: pessoas, processos e tecnologia. Importância e interação. Desafios e oportunidades;
  • Motivação, Liderança e Cultura Organizacional: Teorias motivacionais contemporâneas
  • Modelos para implementação da Gestão do Conhecimento nas organizações e estudos de caso de sucessos e fracassos em empresas.
  • Ferramentas de Gestão do Conhecimento: principais ferramentas que habilitam a gestão do conhecimento e potencializam seus resultados nas organizações.

 

A melhor maneira de garantir conteúdo sempre atualizado, interação ativa e flexibilidade para alunos e corpo docente é por meio de aulas online ao vivo, com turmas de no máximo 40 alunos. Além disso, todas as aulas são gravadas, permitindo que você as reveja quantas vezes quiser, no seu próprio tempo e local, através da plataforma Google Classroom.

A avaliação no curso é composta por atividades avaliativas:

  • Após cada módulo, os alunos têm a oportunidade de realizar atividades avaliativas específicas, com duração ou prazo determinado. Essas atividades variadas são acompanhadas de instruções detalhadas fornecidas pelo professor responsável.
  •  

Passo 1: Clique aqui e preencha o formulário de inscrição com seus dados. Após, aguarde o e-mail com as instruções para acesso ao portal do aluno e o termo de compromisso;

 
Passo 2: Faça o download e preenchimento do termo de compromisso e suba os documentos na aba “Documentos” do portal do aluno;
 
 
Passo 3: Aguarde a validação da documentação e confirmação da abertura da turma (ao encerramento das inscrições).
 
 
Passo 4: Após a confirmação, a secretaria entrará em contato (via e-mail) para prosseguir com o pagamento e efetivação da matrícula.
 
 
Pronto! Você já é um aluno da Extensão Unicamp!

O único requisito para ingressar é ter ensino superior completo.

1 – Esse curso é lato-sensu? É reconhecido pelo MEC?

A certificação dos nossos curso é reconhecida pelo MEC e aclamada pelo mercado. Porém, os cursos não se enquadram como pós-graduação lato-sensu.

Nossos cursos são de formação de especialistas e a Unicamp certifica diretamente todos os formados pelos nossos cursos no tema abordado.

Na prática, as grandes diferenças entre nossos cursos de especialização e uma pós tradicional é que constantemente atualizamos a ementa para que o curso acompanhe em tempo real todas as tendências do mercado e o corpo docente inclui profissionais com ampla experiência na indústria, recursos indisponíveis no lato-sensu tradicional.

2 – Há algum compromisso presencial?

Não, o curso é inteiramente online!

3 – Aulas serão gravadas?

As aulas serão todas gravadas para que você possa revê-las (ou vê-las caso tenha perdido sincronamente) de onde e quando quiser.

Ainda ficou com dúvidas? Entre em contato pelo botão do WhatsApp no canto direito da sua tela!

Não, o curso é inteiramente online! Além disso, as aulas serão todas gravadas e a presença do curso será validada pela realização das atividades propostas, não sendo atreladas às aulas ao vivo.

As aulas serão todas gravadas e a presença do curso será validada pela realização das atividades propostas, não sendo atreladas às aulas ao vivo.

Ainda ficou com dúvidas? Entre em contato pelo botão do WhatsApp no canto direito da sua tela!

1. Boleto Bancário:

16x de R$ 748,46

ou R$ 11.875,36 à vista

VENCENDO A PRIMEIRA PARCELA EM 23/07/2024.

2. Cartão de Crédito:

Valor de 11.875,36 em até:

16x de R$ 748,46


 

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