FEQ

CURSO DE FORMAÇÃO DE ESPECIALISTAS À DISTÂNCIA

Gestão Estratégica da Qualidade: Ênfase em Qualidade 4.0

Investimento
R$ 1000,00
R$ 755 45
mensais (16x)

Inscrições até 01/01/24

Oferecimento: 15/01/24 a 18/08/25

Alunos atuantes em grandes empresas

Por que escolher a FEQ Unicamp?

Estruturado para capacitar os profissionais na implantação da cultura da melhoria contínua, através da otimização dos processos, melhor análise e solução dos problemas.

Aulas online ao vivo

Aulas às segundas e quartas-feiras*, das 19h30 às 22h30.

*Todas as transmissões ao vivo serão gravadas e disponibilizadas para que você assista quando e de onde quiser!

Aulas online ao vivo

Aulas às segundas e quartas-feiras*, das 19h30 às 22h30.

*Todas as transmissões ao vivo serão gravadas e disponibilizadas para que você assista quando e de onde quiser!

Flexibilidade

A frequência dos alunos é atestada pela presença nas aulas online. A frequência mínima para aprovação nas disciplinas é de 75%. Duração do curso: 16 meses

(375 horas aula)

Flexibilidade

A frequência dos alunos é atestada pela presença nas aulas online. A frequência mínima para aprovação nas disciplinas é de 75%.

Duração do curso: 16 meses (375 horas-aula)

Certificado Unicamp

Os alunos concluintes do curso receberão um certificado oficial da Unicamp

Certificado Unicamp

Os alunos concluintes do curso receberão um certificado oficial da Unicamp

Interação e Networking

Construindo Networking: Plataforma online para conexões profissionais e pesquisadores.

Aplicações Práticas: Aprenda através de projetos reais dentro do contexto industrial.

Interação e Networking

Construindo Networking: Plataforma online para conexões profissionais e pesquisadores.

Aplicações Práticas: Aprenda através de projetos reais dentro do contexto industrial.


Professores

Conheça algumas das referências em Gestão da Qualidade que compõem o corpo docente do curso.

Luciana Oriqui

Luciana Oriqui

Professora colaboradora em cursos de extensão da UNICAMP
CEO da Circular Químicos, consultoria em sustentabilidade e ESG. Pesquisadora colaboradora na Unicamp desde 2012, focada em resíduos químicos industriais e economia circular. Professora na UNICAMP desde 2008, e leciona Indicadores de Sustentabilidade no MBA em ESG da Trevisan Escola de Negócios.
Ivan Fischer Bezerra

Ivan Fischer Bezerra

Consultor Sênior em Lean Manufacturing e Lean Office.
Consultor Sênior com 35 anos de experiência em Processos Industriais e Administrativos, especializado em Lean Manufacturing, TPM, 6 Sigma e Gerenciamento de Projetos (PMBoK). Reconhecido por reduzir custos e aumentar produtividade em empresas de todos os portes, aplicando Lean Office em áreas como Logística, Compras, Vendas, RH e PPCP.
Fabyo Ajona Marques

Fabyo Ajona Marques

Especialista em Gestão da Qualidade e Desenvolvimento de Fornecedores
Com 23 anos de experiência em grandes multinacionais nos setores industrial, automotivo, aeroespacial e de bens de consumo. Especializado em pesquisa para sistemas de gestão da qualidade no setor de serviços e na estruturação de empresas para se destacarem pelo atendimento ao cliente.

Depoimentos

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Conteúdos

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Perguntas Frequentes

1 – Tornar os alunos referências

O objetivo principal do curso é a formação dos futuros líderes de gerenciamento da qualidade das grandes empresas 4.0. 

Destaque-se como líder do futuro com nossa formação de excelência em gerenciamento da qualidade:

  • Desenvolva habilidades cruciais na Era 4.0, moldando futuros líderes empresariais.
  • Estratégias para aprimorar eficiência, qualidade e inovação.
  • Enfoque em digitalização e integração de sistemas de gestão.
 
2 – Formação integrada

Experimente uma formação integrada que combina conhecimentos técnicos e gerenciais:

  • Desde conceitos fundamentais até as últimas tendências da área.
  • Capacite-se para identificar oportunidades.
  • Implemente técnicas avançadas para aumento de performance.
  • Aprenda a tomar decisões importantes baseadas em dados 
1 – LIDERANÇA E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
  • Apresentação do curso: disciplinas e trabalho de conclusão (projeto aplicado);
  • Liderança Inspiradora;
  • Técnicas de Delegação;
  • Administração de Conflitos Interpessoais;
  • Feedback como ferramenta de desenvolvimento;
  • Comunicação Interpessoal;
  • Introdução às Técnicas de Apresentação em Público;
  • Estresse, depressão e burnout no trabalho;
  • O futuro do trabalho.

 

2 – GESTÃO DA QUALIDADE PARTE I
  • Introdução à transformação digital – Revolução 4.0. (Industria 4.0 –Qualidade 4.0) – Novas profissões – novas qualificações;
  • Gestão por processos – SIPOC – Introdução ao Mapeamento dos processos;
  • Gestão da Qualidade – História (mestres da Qualidade). Conceitos;
  • Principais ferramentas – Introdução aos Custos da Qualidade – Matriz de priorização – Conceito de atividade que agrega valor – Kaizen – Melhoria Contínua;
  • Prêmios nacionais da qualidade (FNQ, outros);
  • Estrutura de Indicadores de performance. Gestão visual para indicadores;
  • Introdução à análise de indicadores – Correlação entre variáveis – diagramas de dispersão;
  • Introdução à Análise e Solução dos Problemas. Ciclo PDCA. Diagrama de Pareto – ferramenta 5W2H – Diagrama de Ishikawa – Análise 5 Porques;
  • Introdução ao Trabalho Padrão – padronização dos processos;
  • Introdução ao sistema de Gestão da Qualidade – Normas ISO 9000;
  • Conceitos de Planejamento Estratégico – Missão – Visão – Valores – Análise SWOT;
  • Introdução a outros Sistemas de Gestão da Qualidade (IATF 16949).

 

3 – GESTÃO DOS RECURSOS HUMANOS
  • Cultura Organizacional;
  • Preconceito e Discriminação;
  • Motivação e Desempenho;
  • Descrição de Cargos e Plano de Carreira;
  • Salários e Benefícios;
  • Recrutamento e Seleção;
  • Avaliação: Desempenho, Habilidades e Atitudes;
  • Pesquisa de Clima Organizacional.

 

4 – GESTÃO DA QUALIDADE PARTE II
  • Visão da Empresa sob a ótica de processos: Conceito SIPOC – conceito cliente e fornecedor interno. Mapeamento dos processos;
  • Introdução ao Lean Manufacturing – Lean Production e Lean Office: Mudança X Melhoria;
  • Lean Manufacturing – o que é Lean e História – Evolução dos sistemas de manufatura – Os 8 desperdícios do Lean – Os 4Ps do Modelo Toyota – Os 5 princípios Lean – Introdução às principais ferramentas Lean – Kanban – 5S – Setup rápido – Liderança Lean – Evento kaizen – Gestão Visual, etc;
  • Lean Office – Conceito Hand Off – Wishful Thinking – Gerenciamento sem foco
  • Ferramenta A3 (gerenciamento de projetos de melhorias);
  • Introdução ao TPM (Total Maintenance Productive): O que é TPM e História – Princípios do TPM – modo TPM – ferramenta 5 Porques – 8 Pilares do TPM – Os tesouros do TPM;
  • Introdução ao pilar – Manutenção Autônoma – Os 7 passos da Manutenção Autônoma;
  • Introdução ao QFD (Quality Function Deployment): O que é QFD e História – Etapas de um projeto de produto – Inovação – desdobramento da função qualidade – Custo da mudança durante um projeto – As 4 Casas da Qualidade;
  • Qualidade em Serviços: As Horas da Verdade;
  • Critérios da avaliação da Qualidade do Serviço;
  • Ferramentas Estratégicas de Qualidade: Modelo BCG (Boston Group);
  • As 5 forças de Porter;
  • Estratégia Oceano Azul;
  • Economia de Experiências – novos negócios para Empresas: O que é Economia de Experiências – fundamentação;
  • Os 4 fatores que tornam uma experiência inesquecível;
  • Marketing de experiências;
  • Modelo de Negócios – Canvas: O que é o Canvas e para que serve;
  • Os 8 blocos do Canvas;
  • O Mapa de Empatia – ferramenta para desenvolvimento do Canvas.

 

5 – INFERÊNCIA ESTATÍSTICA & CIÊNCIA DE DADOS
  • Estatística Básica: O objetivo é fundamentar conceitos que permitirão a compreensão relevante de análise de dados.
  • Estatística descritiva: Medidas básicas e aplicabilidade; Curva Normal e Diagrama de Caixa;
  • Estatística Inferencial: Conceitos fundamentais e aplicabilidade; Testes de hipóteses 1 e 2 fatores; ANOVA.
  • Ciência de Dados: O que é IA?; Histórico da IA; Sistemas baseados em conhecimento: Modelagem do conhecimento; Sistemas de produção; Exemplos em Q4.0; Sistemas indutivos; Redes neurais; O que é? Como funciona; Aprendizagem; Redes profundas; Exemplos em Q4.0; Imprecisão e incerteza; O que é fuzzy logic?; Exemplos práticos; Sistemas otimizantes; Algoritmos genéticos; Exemplos em Qualidade 4.0; Machine learning; Bigdata; Random forests; Naive bayes; k-means & fuzzy c-means / Exemplos em Qualidade 4.0.

 

6 – IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE – FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS – QUALIDADE 4.0
  • Barreiras e Fatores Críticos de Sucesso na implementação do SGQ;
  • Mentalidade de Risco na prática;
  • Requisitos da ISO 9001:2015 na PRÁTICA;
  • QUALIDADE 4.0 (tecnologias aplicadas ao SGQ);
  • Robôs Autônomos;
  • Simulações;
  • Internet das Coisas (IoT);
  • Cibersegurança;
  • Computação em Nuvem;
  • Manufatura Aditiva;
  • Realidade Aumentada;
  • Construção de um “Guideline” para implementação da ISO 9001:2015 nas organizações.

 

7 – MÉTODOS 6 SIGMA
  • O que é Seis Sigma e campo de atuação;
  • DMAIC e importância da correta seleção de um projeto 6 Sigma;
  • Análise de Sistema de Medição;
  • Repetibilidade e Reprodutibilidade;
  • Linearidade e Vício;
  • Sistemas de Medições Cruzado e Aninhado;
  • Validação do Sistema de Medição;
  • Cartas de Controle;
  • O que são, requisitos para construções robustas;
  • Amostragem e subgrupos racionais;
  • Tipos de cartas de controle: XbarR, XbarS, IMR…;
  • Análise de Capacidade;
  • Pré-requisitos: controle, normalidade dos dados…;
  • Normalização;
  • Cp, Cpk, Pp, Ppk e Com;
  • Correlação e Regressão;
  • Correlação e escolhas de fatores;
  • Regressão simples e polinomial;
  • Regressão Múltipla;
  • Planejamento de Experimento;
  • Análise de Poder;
  • Replicações e Pontos centrais;
  • Experimentos Fatoriais Completos;
  • Experimentos Fatoriais Fracionados;
  • Otimização de Respostas.

 

8 – GESTÃO DA QUALIDADE NAS OPERAÇÕES DE SERVIÇOS
  • O que são as operações de serviços;
  • A qualidade em serviços e suas especificidades;
  • Objetivos de desempenho e as dimensões da qualidade em serviços;
  • Pontos relevantes da gestão da qualidade também em serviços;
  • Servitização;
  • Os momentos da verdade de Norman;
  • O atendimento;
  • A comunicação em serviços;
  • O cliente sempre tem razão?;
  • O planejamento da qualidade nas operações de serviços;
  • Avaliação de performance em serviços;
  • Servqual;
  • Serviços 4.0;
  • Dimensões da qualidade no e-marketplace ou e-commerce;
  • O fundamental processo de recuperação em serviços;
  • Como retomar a confiabilidade do cliente mesmo sob uma insatisfação;
  • Modelos de Sistemas de Gestão da Qualidade para serviços;
  • O modelo de lacunas;
  • Modelo desenvolvido pelo próprio professor da disciplina;

 

9 – AUDITORIA DA QUALIDADE 4.0
  • Interpretação da ISO 19011;
  • Aplicação da ISO 19011 na auditoria da ISO 9001;
  • Auditoria – Termos e Definições;
  • Auditoria remota e verificação extraordinária;
  • Planejamento, execução;
  • Programa e evidência da Auditoria;
  • Escopo da Auditoria, Objetivos e Critérios;
  • Atividades da Auditoria;
  • Tipos de Auditorias;
  • Reunião de Abertura;
  • Estudo de Casos;
  • Simulação de Auditoria;
  • Não conformidades (Maiores e menores);
  • Documentando as Não Conformidades;
  • Preparação para Conclusão da Auditoria e Reunião de Encerramento;
  • Relatório da Auditoria.

 

10 – OPERATIONS MANAGEMENT /PROCESS IMPROVEMENT MANAGEMENT
  • Balance scorecard;
  • KPI e KPA;
  • Desdobramento de custos;
  • Projeto x Programa x Portfólio;
  • Controle da Qualidade de Processos Especiais;
  • Eventos de Melhoria;
  • Kaizen;
  • CCQ;
  • Advanced Product Quality Planning – APQP;
  • Ferramentas Ágeis.

 

11 – GERENCIAMENTO DE PROJETOS
  • Introdução ao Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólios;
  • Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO);
  • Governança e Melhores Práticas em Projetos;
  • Padrões e Certificações;
  • Análise de Negócios;
  • Gerenciamento de Transições em Projetos;
  • Competências e Triângulo de Talentos;
  • Áreas de Conhecimento do PMBOK do PMI: Integração, Escopo, Cronograma, Custos, Qualidade, Recursos, Comunicações, Riscos;
  • Aquisições e Partes Interessadas;
  • Metodologias Híbridas e Práticas Ágeis;
  • Tendências em Gerenciamento de Projetos.

 

12 – NORMAS DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL, SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL
  • Princípios da Gestão Ambiental e da Segurança e Saúde Ocupacional, de acordo com a ISO-14001:2015 e ISO- 45001:2018;
  • Gerenciamento de Riscos Ambientais e de Segurança e Saúde Ocupacional;
  • Principais Requisitos Legais aplicáveis, incluindo as Normas Regulamentadoras revisadas;
  • Gerenciamento de Mudanças;
  • Controles Operacionais, com ênfase no gerenciamento dos recursos naturais, resíduos, emissões atmosféricas, gerenciamento de empresas terceirizadas, hierarquia de controles para Segurança e Saúde Ocupacional:  tratamento das questões referentes às doenças ocupacionais e acidentes do trabalho;
  • Responsabilidade Social baseado nas Normas SA-8000, NBR-ISO-16001 e ISO-26.000;
  • Ciclo de Vida de Produtos e as Normas de Referência;
  • Diretrizes do GRI – Global Reporting Initiative – ISE Índice de Sustentabilidade Empresarial – B3.

 

  • A melhor maneira de garantir conteúdo sempre atualizado, interação ativa e flexibilidade para alunos e corpo docente é por meio de aulas online ao vivo, com turmas de no máximo 50 alunos. Além disso, todas as aulas são gravadas, permitindo que você as reveja quantas vezes quiser, no seu próprio tempo e local, através da plataforma Google Classroom.

    A avaliação no curso é composta por dois componentes principais: atividades avaliativas e um projeto prático:

    • Após cada disciplina, os alunos têm a oportunidade de realizar atividades avaliativas específicas, que permanecem disponíveis por um período determinado. Essas atividades variadas são acompanhadas de instruções detalhadas fornecidas pelo professor responsável.
     
    • Ao longo do curso, os alunos são orientados pelos professores na elaboração de um projeto prático. Esse projeto tem como objetivo aplicar os conhecimentos adquiridos durante o curso em situações do cotidiano do aluno, proporcionando uma experiência prática e relevante.

Passo 1: Clique aqui e preencha o formulário de inscrição com seus dados. Após, aguarde o e-mail com as instruções para acesso ao portal do aluno e o termo de compromisso;

 
Passo 2: Faça o download e preenchimento do termo de compromisso e suba os documentos na aba “Documentos” do portal do aluno;
 
 
Passo 3: Aguarde a validação da documentação e confirmação da abertura da turma (ao encerramento das inscrições).
 
 
Passo 4: Após a confirmação, a secretaria entrará em contato (via e-mail) para prosseguir com o pagamento e efetivação da matrícula.
 
 
Pronto! Você já é um aluno da Extensão Unicamp!

O único requisito para ingressar é ter ensino superior completo.

A certificação dos nossos curso é reconhecida pelo MEC e aclamada pelo mercado. Porém, os cursos não se enquadram como pós-graduação lato-sensu.

Nossos cursos são de formação de especialistas ou de extensão e a Unicamp certifica diretamente todos os formados pelos nossos cursos no tema abordado.

Na prática, as grandes diferenças entre nossos cursos de especialização e uma pós tradicional é que constantemente atualizamos a ementa para que o curso acompanhe em tempo real todas as tendências do mercado e o corpo docente inclui profissionais com ampla experiência na indústria, recursos indisponíveis no lato-sensu tradicional.

Não, o curso é inteiramente online! Além disso, as aulas serão todas gravadas e a presença do curso será validada pela realização das atividades propostas, não sendo atreladas às aulas ao vivo.

As aulas serão todas gravadas e a presença do curso será validada pela realização das atividades propostas, não sendo atreladas às aulas ao vivo.

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1. Boleto Bancário:

16x de R$ 755,45

ou R$ 12.087,2 à vista

2. Cartão de Crédito:

Valor de R$ 12.087,2 em até:

16x de R$ 755,45

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