Objetivos do Curso

Capacitar os profissionais na implantação da cultura da melhoria contínua, através da otimização dos processos, melhor análise e solução dos problemas.

Público Alvo

Qualquer profissional com formação de nível superior.

DISCIPLINAS:

Liderança Inspiradora; Técnicas de Delegação; Administração de Conflitos Interpessoais; Feedback como ferramenta de desenvolvimento; Comunicação Interpessoal; Introdução às Técnicas de Apresentação em Público; Estresse, depressão e burnout no trabalho; O futuro do trabalho.

Professor: Lázaro Guilherme Rangel

Introdução a transformação digital – Revolução 4.0. (Industria 4.0 –Qualidade 4.0) – Novas profissões – novas qualificações; Gestão por processos – SIPOC – Introdução ao Mapeamento dos processos; Gestão da Qualidade – História (mestres da Qualidade). Conceitos; Principais ferramentas – Introdução aos Custos da Qualidade – Matriz de priorização – Conceito de atividade que agrega valor – Kaizen – Melhoria Contínua; Prêmios nacionais da qualidade (FNQ, outros); Estrutura de Indicadores de performance. Gestão visual para indicadores; Introdução à análise de indicadores – Correlação entre variáveis – diagramas de dispersão; Introdução à Análise e Solução dos Problemas. Ciclo PDCA. Diagrama de Pareto – ferramenta 5W2H – Diagrama de Ishikawa – Análise 5 Porques; Introdução ao Trabalho Padrão – padronização dos processos; Introdução ao sistema de Gestão da Qualidade – Normas ISO 9000; Conceitos de Planejamento Estratégico – Missão – Visão – Valores – Análise SWOT; Introdução a outros Sistemas de Gestão da Qualidade (IATF 16949).

Professor: Ivan Roberto Fischer Bezerra

Cultura Organizacional; Preconceito e Discriminação; Motivação e Desempenho; Descrição de Cargos e Plano de Carreira; Salários e Benefícios; Recrutamento e Seleção; Avaliação: Desempenho, Habilidades e Atitudes; Pesquisa de Clima Organizacional.

Professor: Lázaro Guilherme Rangel

Visão da Empresa sob a ótica de processos: Conceito SIPOC – conceito cliente e fornecedor interno. Mapeamento dos processos; Introdução ao Lean Manufacturing – Lean Production e Lean Office: Mudança X Melhoria; Lean Manufacturing – o que é Lean e História – Evolução dos sistemas de manufatura – Os 8 desperdícios do Lean – Os 4Ps do Modelo Toyota – Os 5 princípios Lean – Introdução às principais ferramentas Lean – Kanban – 5S – Setup rápido – Liderança Lean – Evento kaizen – Gestão Visual, etc; Lean Office – Conceito Hand Off – Wishful Thinking – Gerenciamento sem foco; Ferramenta A3 (gerenciamento de projetos de melhorias); Introdução ao TPM (Total Maintenance Productive): O que é TPM e História – Princípios do TPM – modo TPM – ferramenta 5 Porques – 8 Pilares do TPM – Os tesouros do TPM; Introdução ao pilar – Manutenção Autônoma – Os 7 passos da Manutenção Autônoma;

Introdução ao QFD (Quality Function Deployment): O que é QFD e História – Etapas de um projeto de produto – Inovação – desdobramento da função qualidade – Custo da mudança durante um projeto – As 4 Casas da Qualidade; Qualidade em Serviços: As Horas da Verdade; Critérios da avaliação da Qualidade do Serviço; Ferramentas Estratégicas de Qualidade: Modelo BCG (Boston Group); As 5 forças de Porter; Estratégia Oceano Azul; Economia de Experiências – novos negócios para Empresas: O que é Economia de Experiências – fundamentação; Os 4 fatores que tornam uma experiência inesquecível; Marketing de experiências; Modelo de Negócios – Canvas: O que é o Canvas e para que serve; Os 8 blocos do Canvas; O Mapa de Empatia – ferramenta para desenvolvimento do Canvas.

Professor: Ivan Roberto Fischer Bezerra

Estatística Básica: O objetivo é fundamentar conceitos que permitirão a compreensão relevante de análise de dados. Estatística descritiva: Medidas básicas e aplicabilidade; Curva Normal e Diagrama de Caixa; Estatística Inferencial; Conceitos fundamentais e aplicabilidade; Testes de hipóteses 1 e 2 fatores; ANOVA.

Ciência de Dados: O que é IA?; Histórico da IA; Sistemas baseados em conhecimento: Modelagem do conhecimento; Sistemas de produção; Exemplos em Q4.0; Sistemas indutivos; Redes neurais; O que é? Como funciona; Aprendizagem; Redes profundas; Exemplos em Q4.0; Imprecisão e incerteza; O que é fuzzy logic?; Exemplos práticos; Sistemas otimizantes; Algoritmos genéticos; Exemplos em Qualidade 4.0; Machine learning; Bigdata; Random forests; Naive bayes; k-means & fuzzy c-means / Exemplos em Qualidade 4.0.

Professores: Luciana Rodrigues Oriqui e Henrique Evangelista

Barreiras e Fatores Críticos de Sucesso na implementação do SGQ; Mentalidade de Risco na prática; Requisitos da ISO 9001:2015 na PRÁTICA; QUALIDADE 4.0 (tecnologias aplicadas ao SGQ); Robôs Autônomos; Simulações; Internet das Coisas (IoT); Cibersegurança; Computação em Nuvem; Manufatura Aditiva; Realidade Aumentada; Construção de um “Guideline” para implementação da ISO 9001:2015 nas organizações.

Professora: Luciana Rodrigues Oriqui

O que é Seis Sigma e campo de atuação; DMAIC e importância da correta seleção de um projeto 6 Sigma; Análise de Sistema de Medição; Repetibilidade e Reprodutibilidade; Linearidade e Vício; Sistemas de Medições Cruzado e Aninhado; Validação do Sistema de Medição; Cartas de Controle; O que são, requisitos para construções robustas; Amostragem e subgrupos racionais; Tipos de cartas de controle: XbarR, XbarS, IMR…; Análise de Capacidade; Pré-requisitos: controle, normalidade dos dados…; Normalização; Cp, Cpk, Pp, Ppk e Com; Correlação e Regressão; Correlação e escolhas de fatores; Regressão simples e polinomial; Regressão Múltipla; Planejamento de Experimento; Análise de Poder; Replicações e Pontos centrais; Experimentos Fatoriais Completos; Experimentos Fatoriais Fracionados; Otimização de Respostas.

Professora: Luciana Rodrigues Oriqui

Cadeia de Suprimentos; Logística; Função compras, desafios e oportunidades – Aspectos estratégicos de compras – Sustentabilidade; Mapeamento dos processos de compras; Compras estratégicas (Strategic Sourcing); Análises sobre os processos de compras – risco; Controle; Técnicas de abordagem com fornecedores; Desenvolvimento de Fornecedores; Desenvolvimento novos fornecedores; Gerenciamento de fases do projeto no fornecedor; Desenvolvimento de fornecedores atuais; Ferramentas e metodologias de melhoria; Desenvolvimento de novos produtos ou processo em fornecedores; Planejamento avançado da qualidade no fornecedor; Indicadores de performance do desenvolvimento de fornecedores; Controle da performance de fornecedores; Índices de qualidade de fornecedores; Matriz QCDM; Ranking da Qualidade; Blockchain; Controle e rastreamento em tempo real da cadeia de fornecimento; O impacto do Blockchain nas auditorias de produto, de processo, e mesmo de certificação de SGQ; A precariedade da qualidade em serviços; A adesão da ISO 9001 em serviços; As especificidades das operações de serviços; As dimensões da Qualidade na prestação de serviços; Modelo de lacunas de Parasuraman, Zheitaml e Berry.

Professor: Fabyo A. Marciano Marques

Interpretação da ISO 19011; Aplicação da ISO 19011 na auditoria da ISO 9001; Auditoria – Termos e Definições; AUDITORIA REMOTA e VERIFICAÇÃO EXTRAORDINÁRIA; Planejamento, execução; Programa e evidência da Auditoria; Escopo da Auditoria, Objetivos e Critérios; Atividades da Auditoria; Tipos de Auditorias; Reunião de Abertura; Estudo de Casos; Simulação de Auditoria; Não conformidades (Maiores e menores); Documentando as Não Conformidades; Preparação para Conclusão da Auditoria e Reunião de Encerramento; Relatório da Auditoria.

Professor: Renato Bottini

Balance scorecard; KPI; KPA; Desdobramento de custos; Projeto x Programa x Portfólio; Controle da Qualidade de Processos Especiais; Eventos de Melhoria; Kaizen; CCQ; Advanced Product Quality Planning – APQP; Ferramentas Ágeis.

Professor: Fabyo A. Marciano Marques

Introdução ao Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólios; Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO); Governança e Melhores Práticas em Projetos; Padrões e Certificações; Análise de Negócios; Gerenciamento de Transições em Projetos; Competências e Triângulo de Talentos; Áreas de Conhecimento do PMBOK do PMI: Integração, Escopo, Cronograma, Custos, Qualidade, Recursos, Comunicações, Riscos; Aquisições e Partes Interessadas; Metodologias Híbridas e Práticas Ágeis; Tendências em Gerenciamento de Projetos.

Professor: Fabyo A. Marciano Marques

Princípios da Gestão Ambiental e da Segurança e Saúde Ocupacional, de acordo com a ISO-14001:2015 e ISO- 45001:2018; Gerenciamento de Riscos Ambientais e de Segurança e Saúde Ocupacional; Principais Requisitos Legais aplicáveis, incluindo as Normas Regulamentadoras revisadas; Gerenciamento de Mudanças; Controles Operacionais, com ênfase no gerenciamento dos recursos naturais, resíduos, emissões atmosféricas, gerenciamento de empresas terceirizadas, hierarquia de controles para Segurança e Saúde Ocupacional;  tratamento das questões referentes às doenças ocupacionais e acidentes do trabalho; Responsabilidade Social baseado nas Normas SA-8000, NBR-ISO-16001 e ISO-26.000; Ciclo de Vida de Produtos e as Normas de Referência; Diretrizes do GRI – Global Reporting Initiative – ISE Índice de Sustentabilidade Empresarial – B3.

Professor: José Carlos

R$ 755,45 mensais
em 16 parcelas

ou R$ 12.087,27 à vista

10% de desconto para alunos e ex-alunos da Unicamp
* valores válidos para o último oferecimento. Sujeitos à alteração.

Inscrições
até 01/01/2024
Períodos Oferecidos
15/01/2024 até 18/08/2025
Segundas e Quartas-Feiras das 19:30 às 22:30
Modalidade
Online com aulas vivo pelo Zoom Education
Carga Horária
375 horas
Tipo
Formação de Especialistas
Requerimento
Nível Superior Completo

PROCESSO DE SELEÇÃO

INSCRIÇÃO
Preencher formulário de inscrição on-line e efetuar download do Termo de Compromisso
MATRÍCULA
Como efetivar minha matrícula?
1. Enviar a documentação digitalizada para o e-mail sextfeq@unicamp.br ou via correio.
2. Efetuar o pagamento do boleto bancário recebido.
3. Após confirmação de pagamento, estará matriculado.
CONCLUÍDO
Você está matriculado no curso!

After you have typed in some text, hit ENTER to start searching...