1 – Estratégias Empresariais
- Evolução pensamento estratégico (Planejamento Financeiro, Planejamento Longo Prazo, Planejamento Estratégico, Administração Estratégica e Gestão Estratégica);
- Ambiente externo (oportunidades e ameaças, concorrência, cenários, tecnologias);
- Ambiente interno (pontos fortes e pontos fracos, recursos, capacidade e competências);
- Ferramentas estratégicas (Matriz BCG, Curva ciclo de vida do produto, Modelo competitivo de Porter, Matriz Ansoff);
- Desenvolvimento da estratégia (Visão, Missão, Valores, SWOT, Planos de Ação);
- 4DX (As quatro disciplinas da execução) (Foco nos crucialmente importantes, Indicadores históricos e indicadores de direção, placar envolvente e cadência de responsabilidade);
- BSC (Balanced Scorecard);
- Inovação e Liderança Tecnológica.
2 – Intraempreendedorismo
- Conceitos essenciais de gestão empresarial;
- A natureza e a importância dos empreendedores;
- A Mentalidade Empreendedora e Intra-Empreendedora;
- Análise do Ambiente Empresarial e de Oportunidades de Mercado;
- Empreendedor, Busca de Capital e Venda de Novas Ideias.
3 – Marketing Industrial e Desenvolvimento de Produtos
- Fundamentos de marketing;
- Marketing B2B,
- Diferenças e semelhanças com B2C;
- Propriedade industrial aplicada ao marketing;
- Teoria de produto;
- Técnicas de geração e seleção de ideias para novos produtos;
- Estratégias de competitividade no desenvolvimento de Produtos;
- Matriz de Hierarquia e QFD;
- TRIZ.
4 – Meio Ambiente, Normatização, Auditoria e Certificações
- Introdução a Auditoria;
- Sistemas de Garantia da Qualidade;
- Critérios de Excelência;
- APPCC, HACCP – Avaliação, Perigos e Pontos Críticos;
- Auditoria de Segurança, Energética, Financeira e Contábil;
- Estratégia para certificação;
- Gestão integrada de sistemas;
- ISSOTS169494 – Gestão de Sistema de Qualidade para Indústria Automotiva;
- OHSAS18001 – Gestão de Sistema de Segurança e Saúde Ocupacional;
- ISO22001 – Alimentos.
5 – Métodos Estatísticos Aplicados
- Conceitos de Estatística Básica;
- Probabilidade, Intervalo de Confiança, Testes de Hipóteses e ANOVA sob a ótica do Gerenciamento da Produção;
- CEP (Controle Estatístico de Processo).
6 – Supply Chain e Logística Empresarial
- Gestão de Produção e Cadeia de Suprimentos (Supply Chain)
- Fundamentos da Logística Empresarial
- Conceitos chaves em Logística Integrada e Supply Chain
- Gestão de Estoques na Cadeia Logística Integrada.
- Eficiência e Custos Logísticos na Cadeia de Suprimentos.
7 – Planejamento e Controle da Produção
- Introdução aos processos produtivos (tipos de sistemas de produção);
- Previsão e demanda;
- Planejamento agregado de produção;
- MRP (planejamentos dos recursos de produção);
- Sequenciamento da produção;
- Teoria das Restrições:
- Kanban (Dimensionamento de estoques de sistemas de produção puxados);
- Engenharia de Segurança, Ergonomia e Higiene Ocupacional.
8 – Tecnologias e Sistemas de Informação Aplicados ao Processo Produtivo
- Tecnologia da Informação: Perspectivas, Inovação e Soluções Tecnológicas;
- Sistemas de Informação e Suporte ao Desempenho Organizacional;
- Processos de Negócio e Simulação de Processos;
- Banco de Dados;
- Introdução a Segurança da Informação;
- Framework de Projetos Ágeis.
9 – Custeio Gerencial e Contábil
- Classificação de Custos;
- Sistemas de Custeio;
- Estoques;
- Depreciação e Margem de Contribuição;
- Relação Custos/Volume/Lucro;
- Contribuição Marginal;
- Limitações da Capacidade de Produção;
- Capital de Giro;
- Pontos de Equilíbrio Contábil, Econômico e Financeiro.
- DRE (Básico) – Demonstrativo de Resultados da Empresa.
10 – Gestão Industrial da Qualidade, Produtividade e Lean Manufacturing
- Evolução do Processo de Qualidade;
- Conceitos Básicos e Padronização;
- Ferramentas Básicas de Gestão;
- APQP – Planejamento Avançado da Qualidade do Produto e Processo;
- Ferramentas de Gestão;
- Lean Thinking;
- Encerramento de Projetos, Ciclos de Melhoria e Medidas de Controle.
11 – Gestão de Pessoas
- Relações do trabalho;
- Gestão de Mudança (centrada em pessoas);
- Resistência a Mudanças
- Aprendizagem e cultura organizacional;
- Comunicação;
- Gerenciamento de Talentos;
- Gestão por competências;
- Liderança, Motivação e reconhecimento;
- Formação e desenvolvimento de equipes;
- Ética e compliance.
12 – Gerenciamento de Projetos
- Conceitos Baseados no PMBok – Última Edição
- Ciclo de Vida de Projetos;
- Processos de Gerenciamento de Projetos;
- Planejamento e Projeto de Produtos;
- Estudos de Casos.
13 – Melhoria de Processos: 6 Sigma I
- Análise Básica e Coleta de Dados;
- Avaliação dos Sistemas de Medição – Dados Contínuos e de Atributos;
- Cartas de Controle – Dados Contínuos e de Atributos;
- Análise de Capacidade – Dados Contínuos e de Atributos.
14 – Melhoria de Processos: 6 Sigma II
- Inferência Estatística;
- Análise de Poder e Análise de Variância;
- Correlação e Regressão;
- Experimentos Fatoriais Completos;
- Experimentos Fatoriais Fracionados;
- Otimização de Múltiplas Respostas.
15 – Gestão do Conhecimento
- Os pilares da Gestão do Conhecimento: pessoas, processos e tecnologia. Importância e interação. Desafios e oportunidades;
- Motivação, Liderança e Cultura Organizacional: Teorias motivacionais contemporâneas
- Modelos para implementação da Gestão do Conhecimento nas organizações e estudos de caso de sucessos e fracassos em empresas.
- Ferramentas de Gestão do Conhecimento: principais ferramentas que habilitam a gestão do conhecimento e potencializam seus resultados nas organizações.